Reserva Biológica do Lami

As Unidades de Conservação, denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, são áreas naturais com características especiais, como presença de espécies animais, vegetais e biomas ameaçados de extinção, além de nascentes e cursos de água. A utilização desses espaços restringe-se à preservação, manutenção, utilização sustentável de pesquisa, restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, mantendo o potencial de satisfazer as necessidades e aspirações previstas em lei. Porto Alegre conta com quatro Unidades de Conservação, sendo elas: Parque Natural Morro do Osso, Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, Refúgio de Vida Silvestre São Pedro e Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger.

DSC_0082.png

A criação da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, em 1975, por meio da publicação do Decreto 4097/1975, foi motivada pela planta Ephedra tweediana, vegetal considerado raro e endêmico, e que faz parte das matas de restinga, um dos mais ameaçados do estado, que compõem parte da reserva de 204,04 hectares. Nas elevações arenosas é possível encontrar ovos de cágados e de lagartos; nas áreas mais baixas de banhados e juncais há diversos organismos aquáticos como peixes, anfíbios e moluscos, formando um ambiente propício para abrigar as aves. Ocorrem também vegetais como a figueira da folha miúda (Ficus Cestrifolia), a corticeira-do-banhado (Erythrina crista-galli) e o butiazeiro (Butia odorata), além de animais como a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), a lontra (lontra longicaudis) e o Bugio-Ruivo (Alouatta guariba).

Endereço: Avenida Otaviano José Pinto, s/nº, bairro Lami.
Telefone: (51) 32898326
Área: 204,04 ha
Inaugurada em: 1975
Horário de Funcionamento: A entrada é restrita, sendo permitida a entrada de público para atividades de educação ambiental pré-agendadas pelo e-mail reservalami@portoalegre.rs.gov.br.

Acompanhe a prefeitura nas redes