Inventário GEE

O segundo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, elaborado entre os meses de janeiro a julho de 2021, elenca as principais fontes emissoras de gases poluentes da cidade e subsidia o desenvolvimento de estratégias de redução de emissões e ações de mitigação dos impactos do clima. 

No documento, o setor de transporte continua o maior emissor de gases, com 67,7% das emissões em 2019. No mesmo ano, o setor de energia estacionária (consumo diário das pessoas) somou 23% das emissões, seguido dos resíduos, com 8,8%, e de agricultura, florestas e uso do solo, com 0,5%. 

Primeiro Inventário:

Entre 2012 e 2016, a Prefeitura de Porto Alegre recebeu o apoio técnico do Iclei América do Sul para a elaboração do 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, por meio do projeto Urban Leds.

Conforme o relatório, em 2013, Porto Alegre emitiu 2.829.128 toneladas de COâ‚‚e, das quais 66% foram provenientes do setor de transportes, 20% de resíduos e 14% de fontes estacionárias (residências, edifícios comerciais e institucionais, indústria, atividades agrícolas, florestais e pesca, emissões ligadas à mineração, emissões ligadas a sistemas de óleo e gás natural).Â