Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier

A Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier é aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira. No acervo do espaço é possível encontrar cerca de 14 mil obras e normas técnicas e ambientais, além de exemplares da literatura brasileira que podem ser emprestados mediante cadastro ou consultadas no local.
 

Histórico -  Quando foi criada, em 1976,  pela Lei nº 4.235, de 21 de dezembro, a Biblioteca possuía 500 volumes e ocupava uma área de 12m², sendo denominada na época como Banco de Bibliografia e Documentação Técnica, vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisas da Supervisão do Meio Ambiente, na avenida Borges de Medeiros, 2244. No início de 1985, foi transferida para a avenida Carlos Gomes, 2120, no bairro Três Figueiras, com uma área de 103m². Por meio do Decreto n° 9.511, de 8 de setembro de 1989, a Biblioteca passou a denominar-se Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, em homenagem ao jornalista porto-alegrense que foi o primeiro secretário da Secretaria. Em junho de 1994, com apoio da FAPERGS, a Biblioteca foi pioneira no uso da Internet dentro da Instituição, contando com uma linha discada, via TELNET. No mesmo período, implantou-se o sistema automatizado de Bases de Dados em CDS/ISIS, tornando-se pioneira, também, na automação de Bibliotecas na Prefeitura Municipal.

Em agosto de 2001, provisoriamente, transferiu-se para um prédio alugado na rua Alfa, 111, instalando-se numa área de 134m². A mudança ocorreu por motivo de demolição do prédio antigo. Em 7 de maio 2003, transferiu-se para as novas instalações da sede da Smamus, na Rua Luiz Voelcker, 55, ocupando um espaço físico de 295m². Desde então, a Biblioteca possui, no primeiro pavimento: obras de referência, acervo técnico-científico ambiental e a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah (com literatura infanto-juvenil com temática ecológica), terminal de consulta ao catálogo on-line e à internet, balcão de referência, sala das bibliotecárias, sala de processamento técnico; e no mezanino: documentos institucionais, coleções especiais (como o acervo da antiga Smurb e acervo de Magda Renner) periódicos, livros de literatura.

A partir de 2007, integrou-se à Rede de Bibliotecas da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA), atualmente constituída por 23 bibliotecas, localizadas em escolas municipais, Secretarias e Departamentos da PMPA. O acervo  pode ser acessado através do catálogo on-line.

Empréstimo 

Consulte a Carta de Serviços.

O público externo usufrui da consulta local e do empréstimo de materiais bibliográficos (prazo de 7 dias), condicionados ao número de exemplares e tipologia do material. O cadastro tem validade de um ano e é necessário trazer a seguinte documentação:
- comprovante de residência
- documento de identidade e CPF

 

Legislação Ambiental de Porto Alegre

Com o Sistema de Legislação Ambiental do Município de Porto Alegre (SISLAP), implantado pela Biblioteca desde 2001, qual reuniu-se a legislação numa base de dados, com texto dos atos na íntegra, além do armazenamento e recuperação das informações de cada dispositivo. Foram disponibilizados os atos legais mais solicitados, atinentes à área ambiental no âmbito do Município para instrumentalização de estudos técnicos,  procedimentos administrativos e/ou judiciais.  
 
Atualmente os atos legais são compilados em dois sites, pela Biblioteca da Smamus em parceria com a PGM:

- Para Instruções Normativas e Resoluções do Comam, acesse o Sistema de Apoio a Publicação de Normas, clicando aqui 
- Para Decretos, Leis Ordinárias, Leis Complementares, acesse o Sistema Leis Municipais, clicando aqui.

 

biblio.jpeg

 

Endereço: Rua Luiz Voelcker, 55 -  térreo
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Telefone: 3289-7519 e 3289-7520
E-mail: biblioteca.smamus@portoalegre.rs.gov.br

Acompanhe a prefeitura nas redes