Documentos

Google Action Fund

Programa do Google.org (filial do Google responsável pela filantropia), em parceria com ICLEI América do Sul no Brasil, que promoveu financiamento do Action Found Brazil para implantação de duas ações sustentáveis para Porto Alegre: o Projeto Morro da Cruz Circular e o Sistema de Indicadores de Sustentabilidade para o Transporte Público de Porto Alegre. 


Projeto Morro da Cruz Circular 

Processo de transformação dos locais de intervenção em hubs de zero emissão, de forma a auxiliar na construção da resiliência ambiental e socioeconômica daquele território. Foram instaladas placas fotovoltaicas e biodigestores em escolas municipais.

Dentre os objetivos alcançados, destacam-se educação ambiental, capacitação dos moradores locais, redução da emissão de GEE, economia de energia, redução dos focos irregulares de resíduos orgânicos, geração de gás para aquecimento da merenda das crianças e transformação de fertilizante para a horta da escola.

 

 

Sistema de Indicadores de Sustentabilidade para o Transporte Público de Porto Alegre

Projeto realizado em conjunto com o Centro Brasil no Clima, Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável(GEMA/UFRJ) e Instituto Augusto Carneiro, com a finalidade de construir um sistema de indicadores de sustentabilidade para a transição energética de Porto Alegre. São mapeadas  externalidades negativa geradas pela operação do atual sistema de transporte público rodoviário local e seus impactos, com o objetivo de estimar a emissão atual de GEE a partir dos ônibus e assim desenvolver cenários de investimentos para eletrificar a frota.

 

Â