Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria

GESTÃO
Na perspectiva da transversalidade, dissemina a política de transparência junto aos órgãos e entidades da administração municipal.

A secretaria coordena, planeja, articula e controla as políticas voltadas para auditoria preventiva, fiscalização e acompanhamento da gestão dos sistemas administrativos e operacionais do Município de Porto Alegre.

Leia mais

São também parte de suas atividades estabelecer normas e procedimentos de auditoria e correção, incrementar a transparência pública e o Sistema de Controle Interno dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais e implementá-lo por meio do órgão próprio de controladoria-geral. Bem, como realizar interface com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul em casos de improbidade administrativa ou mau uso de recursos públicos.

 

organograma-icone.png Faça o download do organograma
da Secretaria (.pdf)

serviços

Portal da Transparência (LAI e e-SIC)
O Portal da Transparência e Acesso à Informação reúne dados sobre o uso dos recursos públicos e da gestão municipal. Associada ao portal, a Lei de Acesso à Informação (LAI) possibilita solicitar informações sobre a atividade do governo, através do Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC).
Ouvidoria-Geral do Município (me-Ouv)
Destina-se a receber as reclamações sobre solicitações já dirigidas à Prefeitura, mas que não foram atendidas no prazo ou com a qualidade desejada. O registro é feito por meio do sistema me-Ouv. A plataforma também recebe elogios, sugestões, críticas e denúncias de casos de corrupção ou improbidade.
Conecta Cidadão - Atendimento 156
O Conecta Cidadão - 156 e 156Web recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos. Além do atendimento telefônico, há a opção de registrar a demanda por meio digital. Os serviços funcionam 24 horas e sete dias por semana. O 156 tem o custo de uma ligação local.
#EuFaçoPOA
Oferece um mapa de serviços públicos, com acesso facilitado a informações nas áreas de saúde, mobilidade, segurança, desenvolvimento social, entre outras. É também uma plataforma colaborativa, na qual os cidadãos podem interagir com projetos da Prefeitura por meio de seus dispositivos móveis.

Notícias

Transparência e Controladoria

Transparência usa dinâmica inovadora para definir planejamento estratégico

Acesse Transparência usa dinâmica inovadora para definir planejamento estratégico
Transparência e Controladoria

Busca de informações sobre saúde cresce 284% no 156, e canais digitais são alternativa

Acesse Busca de informações sobre saúde cresce 284% no 156, e canais digitais são alternativa
Transparência e Controladoria

Dia de Transparência reúne agentes públicos que atuam nos bairros

Acesse Dia de Transparência reúne agentes públicos que atuam nos bairros

Gabinete

Retrato de Gustavo Ferenci
Secretário
Gustavo Ferenci

Acompanhe a prefeitura nas redes

 
Este bloco está quebrado ou ausente. Pode estar faltando conteúdo ou pode ser necessário habilitar o módulo original.