Atendimento e ouvidoria

156 - Central de Atendimento ao Cidad√£o

A Central de Atendimento ao Cidad√£o 156 recebe e encaminha as solicita√ß√Ķes da popula√ß√£o referentes aos servi√ßos p√ļblicos prestados pelos √≥rg√£os municipais. Al√©m do atendimento telef√īnico pelo 156tele, h√° a op√ß√£o de registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, atrav√©s do 156WEB¬†(com um espa√ßo para bate-papo on-line com um atendente humano auxiliando o usu√°rio na busca de informa√ß√Ķes e solu√ß√£o de d√ļvidas sobre a utiliza√ß√£o das plataformas de autoatendimento), pelo aplicativo 156+POA, pelo 156 WhatsApp (51) 3433-0156¬†e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. O atendimento √© 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.

 

Requisitos / Documentos necess√°rios

  • Identifica√ß√£o do usu√°rio: nome, CPF, endere√ßo, e-mail e telefone .
  • Descri√ß√£o e endere√ßo da ocorr√™ncia.

*Os pedidos devem estar relacionados com os servi√ßos p√ļblicos prestados pela¬†Prefeitura Municipal de Porto Alegre;

**Alguns serviços especializados poderão exigir outros documentos além dos acima citados (verifique o serviço especifico na Carta de Serviços).

 

Principais Etapas do Serviço

Cada servi√ßo p√ļblico disponibilizado pelos canais de atendimento do 156 tem suas particularidades e seus pr√≥prios tr√Ęmites, dependendo da Secretaria/√ďrg√£o que o executa.

Na maioria dos casos, basta incluir o endereço da ocorrência, uma breve descrição da situação e, se desejar, anexar uma foto.

A Secret√°ria/√ďrg√£o competente responde a demanda do cidad√£o, com a informa√ß√£o √† respeito do servi√ßo solicitado (o acompanhamento da demanda atrav√©s do aplicativo 156+POA ou site 156WEB no campo Meu hist√≥rico de solicita√ß√Ķes, ou pelos canais de atendimento direto com a Central de Atendimento.)

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Cadastro do serviço

  • Por telefone, Web ou App: imediato.¬†
  • Por e-mail: 24 horas √ļteis para encaminhamento ao Secretaria/√ďrg√£o respons√°vel.

 

Realiza√ß√£o do servi√ßo cadastrado na Secretaria/√ďrg√£o respons√°vel ¬†

Poderá variar de acordo com cada serviço, que podem variar entre 1(um) e 225 (duzentos e vinte e cinco) dias.

 

Formas de Prestação do Serviço

 Para Acesso do cidadão:

  1. O cidad√£o far√° seu login diretamente pelo 156WEB com as op√ß√Ķes dadas na tela do AcessoPoa (acesso pelo gov.br ou redes sociais) ou utilizando seu endere√ßo de e-mail usual.
  2. Caso j√° tenha cadastro no sistema 156poa (usado pelos atendentes do 156tele e 156e-mail), dever√° utilizar o mesmo e-mail que forneceu para criar seu cadastro no sistema da PMPA.
  3. Ap√≥s fazer um cadastro de identifica√ß√£o, o usu√°rio √© imediatamente redirecionado ao formul√°rio de solicita√ß√£o do servi√ßo municipal e ao Chat156. Ao final, √© gerado um n√ļmero de protocolo pelo qual poder√° seguir as etapas de sua demanda. A p√°gina de acompanhamento das solicita√ß√Ķes destaca seu status, prazos e uma breve descri√ß√£o de cada etapa j√° executada.
  4. Para aparecer todos os protocolos gerados na tela ‚ÄúMinhas Solicita√ß√Ķes‚ÄĚ, o e-mail usado na tela do AcessoPOA para login no site tem de ser o mesmo e-mail cadastrado no sistema 156poa pelos atendentes do 156tele e 156e-mail.
  5. Caso seja necessário recuperar sua conta do gov.br, você pode acessar o tutorial clicando aqui ou através do vídeo abaixo. Você também poderá buscar auxílio para logar no gov.br presencialmente no Balcão de Atendimento das agências do INSS e da Secretaria do Trabalho mais próximas de você.

  • Aplicativo 156+POA

O aplicativo 156+POA é uma maneira acessível, rápida e prática de solicitar os serviços mais requisitados da cidade. Possui opção de georreferenciamento (posicionamento geográfico com mapa para abertura de protocolos de serviços) e adição de fotos.   

Basta efetuar o download do aplicativo nas lojas oficiais Google Play e Apple Store.

O cidad√£o far√° seu login diretamente no 156+POA pelas op√ß√Ķes dadas na tela do AcessoPoa (acesso pelo gov.br ou redes sociais), utilizando seu endere√ßo de e-mail usual.

Para Acesso do cidad√£o:

  1. O cidad√£o far√° seu login diretamente pelo 156+POA pelas op√ß√Ķes dadas na tela do AcessoPoa (acesso pelo gov.br ou redes sociais), utilizando seu endere√ßo de e-mail usual.
  2. Caso j√° tenha cadastro no sistema 156poa, dever√° utilizar o mesmo e-mail que forneceu para criar seu cadastro no sistema da PMPA.
  3. Ap√≥s fazer um cadastro de identifica√ß√£o, o usu√°rio √© imediatamente direcionado ao formul√°rio de solicita√ß√£o do servi√ßo municipal. Ao final, √© gerado um n√ļmero de protocolo pelo qual poder√° seguir as etapas de sua demanda. A p√°gina de acompanhamento das solicita√ß√Ķes destaca seu status, prazos e uma breve descri√ß√£o de cada etapa j√° executada.
  4. Para aparecer todos os protocolos gerados na tela ‚ÄúMeu hist√≥rico de solicita√ß√Ķes‚ÄĚ, o e-mail usado na tela do AcessoPOA para login no site tem de ser o mesmo e-mail cadastrado no sistema 156poa pelos atendentes do 156tele e 156e-mail.
  5. A funcionalidade de agendamento de consultas e vacinas pelo app 156+POA só funciona se o login for feito pela opção gov.br.
  6. Caso seja necessário recuperar sua conta do gov.br, você pode acessar o tutorial clicando aqui ou através do vídeo acima. Você também poderá buscar auxílio para logar no gov.br presencialmente no Balcão de Atendimento das agências do INSS e da Secretaria do Trabalho mais próximas de você.
  • 156WhatsApp

Adicione na lista de contatos de seu celular o n√ļmero 51 3433-0156 e d√™ um "oi" no Whatsapp para come√ßar a usar o 156whats: ele funciona num sistema h√≠brido, onde voc√™ inicia o atendimento digitando as op√ß√Ķes que o bot (rob√ī) oferece e, dependendo do servi√ßo sendo solicitado, poder√° ter a op√ß√£o de atendimento humano por um atendente da mesma central do 156mail e 156tele conversar com voc√™ por troca de mensagens. Dispon√≠vel 24h, todos os dias da semana (inclusive em domingos e feriados). N√ÉO √© poss√≠vel efetuar liga√ß√£o/chamada para este contato de WhatsApp.

  • 156e-mail

Pelo endere√ßo de e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br √© poss√≠vel um atendimento que evita o tempo de espera da liga√ß√£o telef√īnica ou o deslocamento para um √≥rg√£o p√ļblico, e voc√™ ser√° respondido por um atendente da mesma central telef√īnica do 156tele ou do 156whats.

  • 156tele

O call center (central telef√īnica) do 156tele est√° dispon√≠vel 24h, todos os dias da semana (inclusive em domingos e feriados). Entretanto, em alguns momentos do dia (especialmente no hor√°rio comercial), em virtude do grande fluxo de chamadas, poder√° haver um aumento de espera para atendimento - nessas situa√ß√Ķes, sugerimos que tente ligar mais tarde ou utilize um dos diversos canais de atendimento digitais.

Voc√™ poder√° falar com o 156tele ligando para o n√ļmero trid√≠gito 156 (liga√ß√Ķes dentro do munic√≠pio de Porto Alegre) ou pelo 51 3289-0156 (n√ļmero alternativo e ou liga√ß√Ķes de outras localidades). A chamada telef√īnica para o 156tele tem o custo de uma liga√ß√£o local.

  • Tudo F√°cil

Localizado no Bourbon Shopping Wallig (Av. Assis Brasil, 2611) em parceria com o Governo do Estado, o Tudo Fácil Zona Norte conta com dois guichês de atendimento presencial e dois volantes de autoatendimento, atendendo de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 14h.

 

N√£o foi atendido no prazo? Quer reclamar?

A Ouvidoria-Geral do Munic√≠pio √© o setor respons√°vel por receber as reclama√ß√Ķes sobre as solicita√ß√Ķes j√° dirigidas √† Prefeitura, mas que n√£o foram atendidas no prazo ou com a qualidade desejada. O registro √© realizado por meio da plataforma me-Ouv, onde √© necess√°rio informar o n√ļmero de protocolo fornecido pelo Atendimento 156 para a solicita√ß√£o inicial do cidad√£o. Atrav√©s da plataforma, tamb√©m √© poss√≠vel fazer elogios, sugest√Ķes, cr√≠ticas e den√ļncias de casos de corrup√ß√£o ou improbidade administrativa.

 

Legislação

Decreto n¬ļ 19.849, de 05 de outubro de 2017 (Institui a Ouvidoria-Geral do Munic√≠pio, subordinada a Secretaria Municipal de Transpar√™ncia e Controladoria-Geral (SMTC) dispondo sobre o seu funcionamento): art.18,inciso¬†IV e art.19,¬†inciso¬†III.‚Äč

 

Atualizado em
05/03/2024