Contratos
A Unidade de Contratos (UCON), da Diretoria de Licitações e Contratos (DLC), Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, é composta pela Equipe de Gestão de Contratos (EGC) e pela Equipe de Análise da Despesa (EADESP) de aquisições de materiais, tendo como atividades principais:
I) confecção da minuta de contrato proveniente de licitações da DLC-SMAP, referente à s aquisições de bens e materiais, de contratações de serviços e de obras e serviços de engenharia, exceto veÃculos locados;
II) revisão da minuta de termo aditivo proveniente de licitações da DLC, exceto veÃculos locados e aditamento exclusivamente para prorrogação de prazo, dos órgãos da administração direta;
III) subsidiar propostas de diretrizes, normas e procedimentos dentro de sua área de atuação
IV) estabelecer ações conjuntas com as outras Secretarias ou os outros Órgãos, ou ambos;
V) manter atualizado registro de todos os contratos firmados pela Administração Direta no Sistema de Gestão de Contratos (SisCon) e no LicitaCon TCE;
VI) gerar relatórios dos contratos da Administração Direta;
- Atas de Registros de Preços
-
1) Materiais:Â Clique aqui
2) Serviços ou Serviços de Engenharia: Clique aqui
- Consulta de Contratos
-
Os contratos, temporariamente, poderão ser acessados no site do Licitacon TCE.
- Consulta de Parcerias
-
Os instrumentos de parcerias poderão ser acessados no Portal do Sistema de Gestão de Parcerias.
- Consulta de Convênios
-
Os convênios poderão ser acessados no Portal da Transparência.
- Consulta dos Termos de Compromisso
-
Os Termos de compromisso referentes à s obrigações de grandes empreendimentos como contrapartida aos impactos causados, poderão ser acessados no site da Procuradoria-Geral do MunicÃpio.Â
- Consulta no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)
-
As atas de Registros de Preços e Contratos formalizados pela Lei Federal nº 14.133/2021 poderão ser consultadas no PNCP.
-
Cadastro de Usuário Externo no SEI
-
Para se firmar um instrumento junto à  Prefeitura de Porto Alegre, é necessário que o representante legal da entidade realize o seu cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) dessa Administração. Para isso, basta acessar o site: https://sei.procempa.com.br/usuario_externo .
- Portais de Consulta a Sanções:
-
Â
Â
- Normativos Importantes para as Contratações Vigentes:
-
- Lei nº 12.827/2021 - Dispõe sobre a modernização da gestão e fiscalização de contratos administrativos no âmbito da Administração Pública Municipal, a obrigatoriedade da implantação do Programa de Integridade nas empresas que contratarem com a Administração Pública do MunicÃpio de Porto Alegre. Para acessar, clique aqui.
- Ordem de Serviço nº 05/2023 - Dispõe sobre as normas e os procedimentos a serem adotados pelos Gestores de Contratos, Fiscais de Contratos e pelos Fiscais de Serviços nos contratos firmados pela Administração Centralizada, Autarquias e Fundação do MunicÃpio de Porto Alegre. Para acessar, clique aqui.
- Ordem de Serviço nº 03/2024 - Estabelece os procedimentos das etapas de certificação e liquidação da despesa pública relativa à s aquisições de para a Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do MunicÃpio de Porto Alegre. Para acessar, clique aqui.
- Instrução Normativa nº 005/2024 (SMTC) - Estabelece procedimentos para avaliação e fiscalização do Programa de Integridade das Pessoas JurÃdicas que contratarem com a Administração Pública, nos Termos da Lei nº 12.827/2021. Para acessar, clique aqui.
- Instrução Normativa nº 16/2021 - Estabelece diretrizes para os lançamentos e controles das contratações no Sistema de Gestão de Contratos (SisCon) e no Sistema de Licitações e Contratos (LicitaCon) do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), no âmbito da Administração Pública Municipal Direta e Indireta. Para acessar, clique aqui.
Â
- Informações JurÃdicas Referenciais
-
Informação JurÃdica Referencial nº 12/2022: Dispensa do visto do órgão consultivo em contrato de fornecimento de energia elétrica. Dispensa de licitação, art.24, inciso XXII da Lei 8.666/93. Prazo de prorrogação automática. Para acessar, clique aqui.
Informação JurÃdica Referencial nº 22/2022: Dispensa do visto do órgão consultivo em termos de apostilamento. Para acessar, clique aqui.
Informação JurÃdica Referencial nº 26/2023: Dispensa do visto do órgão consultivo para dispensa de licitação em razão do valor com fundamento no art. 24, inciso I e II, da Lei 8.666/2023.
Informação JurÃdica Referencial nº 30/2023: Dispensa do visto do órgão consultivo para os casos englobados na Ordem de Serviço nº 08/2020, sobre reequilÃbrio econômico-financeiro de insumos asfálticos. Para acessar, clique aqui.
Informação JurÃdica Referencial nº 34/2023: Dispensa do visto do órgão consultivo para alteração unilateral de quantitativo no objeto de contrato administrativo, por meio de acréscimo ou supressão. Art. 65, inc. I, al. "b", e §1º da Lei Federal nº 8.666/1993. Arts. 124, inc. I, al. "b"', 125 e 126 da Lei Federal nº 14.133/2021. Para acessar, clique aqui.
Informação JurÃdica Referencial nº 18/2023: Dispensa do visto do órgão consultivo em prorrogação ordinária do prazo de vigência de contratos administrativos de serviços contÃnuos. Art. 57, II, da Lei 8.666/1993 e também do art. 107 da Lei 14.133/2021. Para acessar, clique aqui.
- Modelos de Minutas de Contrato e Termos Aditivos/Apostilamento
-
- Minutas de Contrato para Dispensa de Licitação ou Inexigibilidade constam no processo nº 23.0.000117482-7.
- Minutas de Termo Aditivo/Apostilamento constam no processo nº 21.0.000091294-5.
- Programa de Integridade
-
Compete à Controladoria-Geral do MunicÃpio (CGM) avaliar e fiscalizar o Programa de Integridade das Pessoas JurÃdicas que contratarem com a Administração Pública Municipal, nos termos da Lei Municipal nº 12.827/2021 e do Decreto nº 22.800/2024.
Maiores informações no site: Programa de Integridade - Empresas
Contato:
Unidade de Contratos (UCON-DLC)
Diretoria de Licitações e Contratos/SMAP
E-mail: ucon@portoalegre.rs.gov.br
Telefone: (051) 3289.1139
Observação: Solicitações de alteração contratual ou de restituição de garantia deverão ser encaminhadas ao fiscal do contrato do órgão contratante.