Mercado Público Central

O Mercado Público Central de Porto Alegre, localizado no coração da cidade, é um dos ícones mais significativos do patrimônio histórico e cultural da região. Além de seu valor histórico e arquitetônico, o Mercado Público desempenha um papel fundamental como um centro comercial vibrante que atende tanto a moradores locais quanto a visitantes. Nesta página, apresentamos dados técnicos importantes sobre este espaço icônico, destacando seu papel na vida da cidade e como é gerenciado.

O número de lojas e a variedade de produtos

O Mercado Público Central abriga uma impressionante variedade de lojas e estabelecimentos comerciais. Com mais de 100 lojas, este espaço oferece uma ampla gama de produtos, desde alimentos frescos, produtos artesanais e locais, até roupas, acessórios, produtos regionais e muito mais. Os visitantes podem explorar cada corredor do Mercado e descobrir uma riqueza de produtos e experiências.

Utilização do espaço

O espaço do Mercado Público é multifuncional e acomoda diversos tipos de atividades e eventos, tornando-o um ponto de encontro dinâmico no centro de Porto Alegre. Além das lojas, o espaço é utilizado para eventos culturais, exposições, festivais de comida, apresentações ao vivo e outras iniciativas que enriquecem a vida cultural e social da cidade.

Legislação que regulamenta o uso do espaço

  • O Decreto 21.285, de 21 de dezembro de 2021, define as regras para ocupação do espaço; e
  • A Instrução Normativa-SMAP nº 13, de 05 de julho de 2023, institui normas e procedimentos de utilização e funcionamento do Mercado Público Central. 

Responsabilidade pela Gestão

A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) é responsável pela gestão e coordenação das atividades administrativas e operacionais do Mercado. Além disso, recebe o apoio da Associação do Comércio do Mercado Público (ASCOMEPC) para orientar na preservação e no desenvolvimento deste espaço.

Horários de Funcionamento

O Mercado Público Central funciona sete dias por semana. Para obter informações detalhadas sobre os estabelecimentos e seus horários de funcionamento, visite a página oficial do Mercado Público no seguinte endereço: https://www.mercadopublico.com.br.

Como chegar

O Mercado Público Central está localizado no coração de Porto Alegre, tornando-o facilmente acessível a pé, de carro ou de transporte público. Está aberto todos os dias da semana, proporcionando uma experiência autêntica sempre que você decidir visitar.

Conclusão

O Mercado Público Central de Porto Alegre é muito mais do que um simples local de compras. É um ponto de encontro de culturas, um testemunho da história e uma celebração da gastronomia local. Ao visitar este icônico mercado, você não apenas se deliciará com sabores incríveis, mas também se sentirá imerso na rica tradição e vitalidade desta cidade vibrante. Venha explorar este espaço e descubra o que o torna um tesouro de Porto Alegre.

Mais informações

 Para obter mais informações, entre em contato pelo e-mail: smap.mercadopublico@portoalegre.rs.gov.br

Â