EGP Capacitações

Logo_EGP-SMAP_cor_fundo transparente.png

CONTATOS

E-mail: escolagestao@portoalegre.rs.gov.br

EducaPOA: educapoa@portoalegre.rs.gov.br

Telefone: (51) 3289-1650

Endereço: Rua Siqueira Campos, 1300, 14° andar.
                        Centro Histórico. Porto Alegre, RS.
                        CEP 90010-907

Horário:  Segunda a sexta-feira
                      8h30 - 12h
                     13h30 - 18h

Instagram: @egp_pmpa

CAPACITAÇÕES

A Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) é a área da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) responsável pelas atividades de Formação e Capacitação Profissional e Educação Continuada, contemplando todas as práticas relacionadas à aprendizagem no âmbito profissional, dentre elas, treinamento, desenvolvimento, qualificação, atualização, aperfeiçoamento, aprimoramento e educação.

As capacitações da EGP são realizadas em três modalidades: presencial, online e EaD e são desenvolvidas em três eixos: Ferramentas de Trabalho e Legislação, Desenvolvimento de Gestores e Temas Transversais. 

EDUCAPOA

A plataforma EducaPOA é um ambiente virtual de aprendizagem criado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e demandado pela Escola de Gestão Pública (EGP) para oferecer cursos online gratuitos de capacitação profissional aos servidores municipais. Por meio da plataforma, é possível acessar conteúdos de diversas áreas do conhecimento, como legislação municipal, tecnologia, idiomas, liderança, gestão, entre outros. Para acessar a plataforma basta o servidor municipal acessar o endereço https://educapoa.portoalegre.rs.gov.br/ com seu login e senha de acesso para as redes da prefeitura.

CURSOS DISPONÍVEIS

CURSOS PRESENCIAIS/ONLINE 

EMENTÁRIO DAS CAPACITAÇÕES 2024

 

Curso

Ementa

Modalidade

Gestão de Conflitos

Identificação e gerenciamento de conflitos no ambiente de trabalho.

Presencial

Desenvolvimento de Lideranças

Conhecendo-se no papel de líder; conhecendo o grupo de trabalho e os papéis exercidos; reflexão sobre as relações de trabalho; construir estratégias de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Presencial

Comunicação Não Violenta

Capacitar os gestores para o entendimento da Comunicação Não Violenta (CNV) e como ela é capaz de desenvolver a cooperação, ajudar a resolver conflitos e aumentar o engajamento das equipes no dia a dia. O uso da CNV no ambiente de trabalho evita o estresse, promove a empatia tornando o ambiente mais colaborativo, construindo ambientes de trabalho onde as relações são honestas e sem ruído, trazendo assertividade e permitindo que a equipe tenha segurança psicológica para expressar suas opiniões e definir limites, fazendo com que os relacionamentos sejam saudáveis e funcionais. 

Presencial

Aspectos Jurídicos relevantes à função

Gestor Público. Diálogo entre os Princípios Administrativos e os Gestores Públicos (vetores de condutas). Teletrabalho. Compliance. Programas de Integridade. Administração Pública e Prestação de Serviços Públicos. Papel do Gestor Público – ferramentas jurídicas e responsabilidades dos Servidores Públicos. Regime de Pessoal. Noções de Processo Disciplinar.

Presencial

Curso Gestão e Liderança: Desafios para o serviço público

O papel do gestor e do líder; Diferentes escolas e teorias de liderança;  liderança ambidestra: desafio para tempos de mudança; como reconhecer e liderar os diferentes perfis dos membros da equipe; ferramentas para desenvolver o processo de engajamento no serviço público.

Presencial

Oficina Ponto Eletrônico – Sistema Ronda

Apresentação do sistema Ronda Ponto. Acertos da efetividade dos servidores. Legislação vigente.

Presencial

Curso Formação O.S. 005/2023 – Fiscalização de Contratos de Serviços em Geral

Ordem de Serviço de fiscalização de contratos. Processos de pagamento com Serviços – Formalização.

Online

Oficina Dopa Eletrônico – Sistema DOPA-e

Utilização do sistema DOPA-e e revisão das normas de padronização para publicações dos conteúdos no Diário Oficial de Porto Alegre. 

Online

Curso de Processo Administrativo de Responsabilização – Lei Anticorrupção (PAR)

Estudo do Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas decorrente da aplicação da Lei Anticorrupção (Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013). Atos ilícitos previstos passíveis de sanção administrativa. Responsabilidade objetiva. Metodologia de cálculo de multa. Sanção Reputacional. Apuração Conjunta de Sanções. Juízo de Admissibilidade. Investigação Preliminar Sumária. Nota de Indiciação. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Cautelar Administrativa.

Presencial

Atendimento ao Público e Comunicação Não Violenta no trabalho

Principais conceitos e objetivos do atendimento ao público no serviço público, bem como o papel do servidor público, competências para o atendimento ao público; Capacitar para o entendimento da Comunicação Não Violenta (CNV) e uso de suas ferramentas no dia a dia, facilitando relacionamentos pessoais e profissionais, especialmente em situações de mediação de conflitos e contribuindo na construção de ambientes colaborativos.

Presencial

Georreferenciamento QGIS Básico

Noções básicas de Cartografia e Geoprocessamento; Introdução ao Sistema de Informação Geográfica (SIG); Introdução a Banco de Dados Geográficos (BDG); Introdução ao software QGIS; Noções de consultas e buscas em bancos de Dados Geoespaciais; Operação de vetores, Imagens Raster e Vetoriais; Introdução e aplicação de Mapas Temáticos;

Presencial

Curso de Capacitação do Sistema de Auditoria Interna (SIAUDI) – Gestores

Contextualização. Operacionalização do sistema. Solicitações de cadastros de usuários.

Online

Workshop: Nova Lei de Licitações no âmbito do Município

Lei 14.133. Princípios. Fases da Contratação. Fase Preparatória – Planejamento. Instrumentos do Planejamento. Principais mudanças na NLL. Obrigatoriedade do uso. O que já foi feito na Prefeitura e o que está sendo elaborado. Responsabilidade das Secretarias e Órgãos demandantes.

Presencial

Oficina Nova Lei de Licitações: Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e Análise de Riscos

Conhecimento dos requisitos mínimos para Elaboração de Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e Análise de Risco para serviços comuns, sem dedicação exclusiva de mão de obra, pela Nova Lei de Licitações 14.133/21

Presencial

Oficina Formação de Preço – Bens e Serviços Comuns

Pesquisa e formação de preço, construção de planilha de preços segundo a Lei 14.133/21.

Presencial

Masterclass para educadores da EGP: Educação 3.0, Trabalho e Inovação. 

Educação 3.0, Soft Skills – Competências técnicas e comportamentais alinhadas à era digital cognitiva do século XXI; Metodologias Ativas: engajamento e retenção, e, disrupção na ação educativa: substituição da cultura da exposição (passiva) para a cultura da experiência (ativa).

Presencial

SEI Básico 4.0

Ferramentas Básicas do SEI 4.0, abertura de processos, inclusão de documentos e edição, encaminhamento de processos, acompanhamento especial, marcadores, entre outras funcionalidades.

Presencial

Curso Formação O.S. 005/2023 – Fiscalização de Contratos com Cessão de Mão de Obra

Ordem de Serviço de fiscalização de contratos. GFIP/SEFIP. Processos de pagamento com cessão de mão de obra – Formalização.

Online

Curso Formação O.S. 005/2023 – Fiscalização de Contratos de Obras

Ordem de Serviço de fiscalização de contratos. Processos de pagamento de obras e serviços de engenharia – Formalização.

Online

Oficina Ponto Eletrônico – Sistema Ronda para RHs

Legislação relacionada; conhecimento do sistema; responsabilidades sobre uso e ajustes do Ponto dos Servidores através do sistema Ronda Ponto.

Presencial

Curso  Sistemas LICITACON e SISCON

Regulamento do LicitaCon TCE e obrigatoriedade de envio de dados das contratações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Instrução Normativa 13/2017 do TCE. Instrução Normativa 16/2021 da SMAP. Apresentação do sistema LicitaCon PMPA. Apresentação do Sistema de Contratos (SisCon).

Presencial

Masterclass para educadores da EGP: Intencionalidade Educativa e Inovação

Reflexões sobre a ação educativa na Educação Corporativa: da intencionalidade à Inovação; do conceitual à experiência.

Presencial/Online

Curso Ergon para RHs – Folha de Pagamento

Capacitação de servidores lotados nas áreas de Recursos Humanos da PMPA referente a informações sobre a folha de pagamentos de modo geral, bem como rotinas de RH ligadas aos registros funcionais dos servidores.

Presencial

Oficina Sistema Eletrônico de Informações – Ferramentas Avançadas

Recursos e ferramentas do sistema SEI para informação, controle e organização processual.

Online

Curso Assédios Moral e Sexual

Curso sobre assédios moral e sexual.

Presencial

Cinedebate: O Papel do Gestor Público no Enfrentamento à Discriminação Racial (Documentário: Em Frente)

Sensibilizar, informar e atualizar os gestores das escolas da rede municipal sobre aspectos relevantes da educação para as relações étnico-raciais no ambiente escolar a partir do case de sucesso da Escola Municipal Doutor Liberato Salzano, com o documentário Em Frente.

Presencial

Sistemas Seguros e Visão Zero

Ampliar a compreensão sobre as dimensões do problema de segurança viária. Conhecer os conceitos e os princípios de Visão Zero. Projeto e segurança viária. Intervenções em segurança viária. Avaliação da eficácia de intervenções; seleção de intervenções. Identificação de fatores de risco e de agravamento. Importância do desenho viário na segurança do trânsito. Aprofundar os conhecimentos sobre a questão da velocidade de tráfego nas vias e a segurança no trânsito, com o intuito de melhor estruturar os projetos urbanos. Conhecer o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e o Plano de Segurança Viária Sustentável de Porto Alegre (PSVS). Promover a conscientização de profissionais que atuam no sistema viário, no planejamento urbano e na gestão pública. 

Presencial

Orçamento Público

Elaboração da LOA (Lei 4.320/1964, LRF e CF/1988) com ênfase na Administração Municipal. Execução orçamentária, após aprovação da LOA, com foco no ingresso de receitas e execução da despesa. 

Presencial

CURSOS EAD

EMENTÁRIO DAS CAPACITAÇÕES 2024

EAD

Cursos Disponíveis no EducaPoa

Curso

Ementa

Avaliação por Competências 

 

Sistema de Gestão de Pessoas por Competências. Matriz de Competências. Medição e uso de Indicadores em Processos de Avaliação de Desempenho. Plano de Desenvolvimento Individual com Base em Competências.

Acessibilidade e Inclusão no âmbito da Administração Pública

 

Acessibilidade e Inclusão no âmbito da Administração Pública.

Qualifica EAD – Moodle Básico

 

Fornecer conhecimentos fundamentais para criadores (educadores, professores, administradores de secretarias) de conteúdos e processos formativos na modalidade de educação a distância, especialmente a assíncrona. A iniciativa articula duas formações, pois compreende que um produto educacional de qualidade para a modalidade EaD necessita atender tanto a prerrogativas pedagógicas quanto técnicas. Os conhecimentos fundamentais da dimensão técnica estão contemplados neste curso.

Qualifica EAD – Trilha Pedagógica

 

Fornecer conhecimentos fundamentais para criadores (educadores, professores, administradores de secretarias) de conteúdos e processos formativos na modalidade de educação a distância, especialmente a assíncrona. A iniciativa articula duas formaçõe,  pois compreende que um produto educacional de qualidade para a modalidade EaD necessita atender tanto a prerrogativas pedagógicas quanto técnicas. Os conhecimentos fundamentais pedagógicos para uma prática qualificada de criação de conteúdos é apresentada neste curso. 

Série Descomplica – Redação Oficial e comunicação no trabalho

 

Elementos Fundamentais da Redação Oficial. Aspectos redacionais e gramaticais. Documentos da Administração Pública. Modelos 

Série Idiomas – Básico de Espanhol 

 

Competências linguísticas (oral, auditiva, escrita e leitora), em língua espanhola no nível básico, visando o aprimoramento profissional.

Série IdiomasBásico de Inglês

 

Competências linguísticas (oral, auditiva, escrita e leitora), em língua inglesa no nível básico, visando o aprimoramento profissional.

Série Idiomas Espanhol Intermediário: Leitura e Compreensão

 

Competências linguísticas (oral, auditiva, escrita e leitora), em língua espanhola no nível intermediário, visando o aprimoramento profissional.

Série Idiomas – Inglês Intermediário: Leitura e Compreensão

 

Competências linguísticas (oral, auditiva, escrita e leitora), em língua inglesa no nível intermediário, visando o aprimoramento profissional.

Webinar Série Idiomas: Mitos e Verdades sobre estudar idiomas

 

Desvelando os Mitos sobre aprender um novo idioma.

Curso Atualização Ordem de Serviço 005/2023 – Fiscalização de Contratos com Cessão de Mão de Obra

 

Atualização sobre Ordem de Serviço de fiscalização de contratos; Sanções, notificações e prazos.

Procedimentos de Segurança – Prevenção de Incêndios

 

Consciência e importância sobre a prevenção de acidentes de trabalho e incêndios, assim como ação coletiva e colaborativa em primeiros socorros, destacando a responsabilidade e o protagonismo de todos. 

Capacitação Básica em Segurança da informação – Política de Segurança da Informação

 

Definição de conceitos básicos como ameaças, riscos e formas de controle. Tomada de decisão com relação aos riscos de TIC, introdução aos malwares e às linhas de defesa da Segurança da Informação. Serão apresentados bons hábitos para segurança da informação.

Governo Digital e LGPD

 

Apresentação de aspectos conceituais sobre Governo Digital e Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito da administração pública. Dá destaque à aplicação prática das orientações legais em um case na administração pública de Porto Alegre.

Série Descomplica – Compras Públicas

 

Compras Públicas, Aquisições, Licitação, Bases Legais.

Série Descomplica – Redação Oficial e Comunicação no Trabalho

 

Principais dúvidas a respeito da elaboração de textos para despachos, e-mails,  em aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros que fazem parte da redação e da comunicação do universo de trabalho, de forma que a linguagem utilizada em cada uma das situações seja adequada.  

Série Descomplica – Artigo Científico

 

Abordagem direta e objetiva das principais etapas e procedimentos que envolvem a escrita científica, além de dirimir dúvidas especificamente sobre a elaboração de artigos científicos, de modo a oportunizar uma escrita eficiente e qualificada, orientada aos propósitos da publicação acadêmica.

Capacitação Cartilha Vet Mirim (Gabinete da Causa Animal)

 

Capacitação em bem-estar animal, especialmente para a utilização da Cartilha Vet Mirim em sala de aula pelos educadores. A Cartilha Vet Mirim foi lançada em abril de 2022, pelo Gabinete da Causa Animal, com o objetivo de educação infantil em bem-estar animal. A Cartilha está disponível nas versões digital e impressa.

Masterclass para Educadores da EGP: Intencionalidade Educativa e Inovação

 

Conceitos e práticas formativas que visam qualificar os educadores da EGP/SMAP.

Podcast – Diversidade em Pauta

Refletir sobre o espaço feminino nos postos de trabalho contribuindo para a equidade de gênero.

Prefeitura para Ingressantes

 

Percurso formativo introdutório ao serviço público, apresenta a estrutura pública seu funcionamento e conteúdos básicos de gestão pública.

Workshop Virtual: cases de digitalização na PMPA – DOPA 100% virtual

Divulgar as ações de digitalização de documentos da PMPA.

A Lei Geral de Proteção de Dados e a Administração Pública

 

Normativas e aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados.

Saúde Mental no Trabalho e as Síndromes de Burnout e Boreout

 

Apresentar as Síndromes de Burnout e Boreout relacionadas ao mundo do trabalho.

Personalidades Negras da Literatura Brasileira – Histórias de Insurgência Contra o Racismo e a Invisibilidade

 

Dar visibilidade a invisibilidade das relações étnico-raciais, através das produções intelectuais de escritores – negras e negros em diferentes tempos da história.

Tabela de Temporalidade de Documentos na PMPA

 

Informa sobre a obrigatoriedade do tempo mínimo que os documentos públicos necessitam ficar guardados e à disposição.

Acolhendo a diversidade na PMPA 

Refletir sobre os mecanismos e formas de enfrentamento da discriminação étnico-racial, de gênero, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Plataforma EducaPOA – Moodle Básico para Educadores e Estudantes 

Conhecimentos introdutórios para educadores da EGP-SMAP, sobre a plataforma AVA-MOODLE.

Planejando com o Project Model Canvas (PMC) 

Apresentação básica da ferramenta PMC – Project Model Canvas.

AGENDA

ATENÇÃO SERVIDORES: 

- Inscrições no RH de sua secretaria

- Informações das datas de inscrição: acompanhe pelo seu e-mail

Abril/2024

Curso

Turma

Data

Horário

Modalidade

Oficina DOPA-E - Diário Oficial Eletrônico

T5

18/04

14h - 17h30

Online

Oficina SEI BÁSICO 

T8

25/04

14h - 17h30

Presencial

Oficina SEI AVANÇADO

T6

25/04

14h - 17h30

Online

Ergon para RHs – Folha de Pagamento

T4

26/04 e 29/04

9h - 12h e 

13h30 - 17h

Presencial (público restrito)

Maio/2024

Curso

Turma

Data

Horário

Modalidade

Ergon para RHs – Folha de Pagamento

T5

03/05 e 06/06

9h - 12h e 

13h30 - 17h

Presencial (público restrito)

Georreferenciamento Qgis Básico

T1

06/05 a 10/05

13h30 - 17h30

Presencial (público restrito)

Fiscais de Serviços em Geral

T2

08/05

14h - 17h30

Online

Fiscais de Contratos com Cessão de Mão de Obra

T1

14/05 e 15/05

9h - 11h30

Online

Oficina Ponto Eletrônico - Sistema Ronda

T6

14/05 e 15/05

14h - 17h

Presencial

Oficina DOPA-E - Diário Oficial Eletrônico

T5

16/05

14h - 17h30

Online

Oficina SEI BÁSICO 

T9

16/05

14h - 17h30

Presencial

Oficina Ponto Eletrônico - Sistema Ronda

T7

28/05 e 29/05

14h - 17h

Presencial

Oficina SEI BÁSICO 

T10

23/05

14h - 17h30

Presencial

Oficina SEI AVANÇADO

T7

23/05

14h - 17h30

Online

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA TÉCNICO-SUPERIOR (PRTS)

O PRTS é o Programa de Residência Técnico-Superior da Prefeitura de Porto Alegre. Tem por objetivo estimular a formação, a qualificação e a atuação profissional voltadas à Administração Pública Municipal, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos aos participantes. Sob a coordenação da Escola de Gestão Pública (EGP), que garante a qualidade dos percursos teóricos e formativos do programa, a primeira turma, selecionada por chamamento público, ingressou em dezembro de 2021 contando com bacharéis de diversas áreas, tais como: Administração, Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia Civil. Dos 40 residentes ingressantes, 29 concluíram a primeira etapa com a devida produção de artigo científico. O segundo chamamento público foi realizado em agosto de 2023 e deve garantir o ingresso de novos residentes técnicos aos serviços municipais.
 

DÚVIDAS FREQUENTES

DÚVIDAS FREQUENTES

1.  Onde solicito informações sobre cursos da EGP?

O e-mail escolagestao@portoalegre.rs.gov.br é o principal canal de recebimento de demandas da EGP. Use-o toda vez que precisar buscar informações sobre capacitações na PMPA.

2. Onde solicito a inscrição nos cursos da EGP?

A inscrição em capacitações regulares da EGP é realizada pelas áreas de RH de cada órgão da administração municipal.

3. Como recebo a confirmação de inscrição nos cursos da EGP?

TODO servidor regularmente inscrito em nossas capacitações SEMPRE receberá um e-mail de confirmação de participação 1 ou 2 dias antes do evento.

4. Devo justificar minha falta nos cursos da EGP?

Me inscrevi e não pude ir na capacitação. Não deixe de enviar por e-mail, em até 15 dias, uma justificativa. Isso evitará seu bloqueio em capacitações futuras. 

5. Qual o procedimento para justificar as faltas nos cursos da EGP?

A justificativa de ausência deve ser enviada por e-mail, com ciência da chefia imediata. Faça isso em até 15 dias para evitar bloqueio em capacitações futuras.

6. Quanto tempo fico bloqueado por falta não justificada nos cursos da EGP?

Seu nome permanece bloqueado para futuras inscrições por 180 dias.

7. Onde solicito os atestados de comparecimento nos cursos da EGP?

A EGP fornece comprovante de comparecimento para ajuste da frequência do servidor. Você pode retirar a versão impressa no local do evento ou solicitar envio por e-mail (preferencial).

8.Qual o prazo para a emissão dos certificados?

As capacitações da EGP são certificadas. Na plataforma EducaPOA o próprio participante emite o seu certificado. Nas demais, a EGP libera os certificados em até 15 dias para as áreas de RH realizarem a emissão e envio.

9.Onde solicito os certificados dos cursos da EGP?

A solicitação de inscrição e a entrega de certificados são ações feitas pela área de RH do órgão de lotação do servidor.

10. Onde solicito informações sobre reserva de salas e auditório da EGP?

A EGP administra a agenda de ocupação do auditório da SMAP. Para reservas e orientações de uso envie e-mail para escolagestao@portoalegre.rs.gov.br

EducaPOA

11. Você sabia que a EGP tem capacitações na modalidade EAD?

Confira em https://educapoa.portoalegre.rs.gov.br/

12. Qual o login e a senha que uso para acessar a plataforma EducaPOA?

Você acessa a plataforma EducaPOA informando o mesmo usuário e senha de login na rede de informática da PMPA.

13.  Orientações de navegação na plataforma EducaPOA:

PRIMEIROS PASSOS

Educadores

17. Quer ser educador interno da EGP?

Envie mensagem para escolagestao@portoalegre.rs.gov.br e solicite acesso ao formulário de cadastramento.

18. O educador interno recebe remuneração?

Sim, a atividade de educador interno é remunerada por hora/aula. A seleção considera o escopo da capacitação e a formação dos educadores internos cadastrados.

19. É necessário atualizar o cadastro de educador?

 Sim, é necessário atualizar o cadastro sempre que mudar os contatos ou a formação.

Assessoria Técnica da EGP

20.   A EGP fornece assessoria técnica e suporte para o desenvolvimento de capacitações?

Sim. Entre em contato para saber mais a respeito pelo e-mail escolagestao@portoalegre.rs.gov.br ou ramal 1212.

NOTÍCIAS

EGP recebe visita de técnicos da escola de governo de Caxias do Sul

Visata EGP Caxias do Sul.jpeg

A Escola de Gestão Pública (EGP) da prefeitura de Porto Alegre recebeu, na manhã desta terça-feira (03/10), a visita de técnicos da EGP de Caxias do Sul.

O coordenador da EGP/PMPA, Ênio Meneghetti, e as técnicas Jacqueline Aguiar e Miriam Schmidt acompanharam a reunião.

Com o objetivo de conhecer a metodologia e o planejamento estratégico dos cursos e demandas da EGP/PMPA, a visita contou com a participação dos agentes administrativos Mateus Deon Rodrigues e Gabriela Marchioro e da psicóloga e gerente de área Jerusa Massignoni Palavro, da EGP de Caxias do Sul.

Escola de Gestão Pùblica (EGP) apresenta o PRTS ao Programa Qualis RS

Apresentação do PRTS ao Programa Quais RS.png.jpeg

Na manhã do dia 21/11, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado, a Escola de Gestão Pública (EGP), representada pela gestora de EaD Jacqueline Aguiar, participou do seminário de lançamento do Programa Qualis RS – programa de capacitação dos servidores públicos do Rio Grande do Sul.

Jacqueline explanou sobre o Programa de Residência Técnico-Superior da Prefeitura de Porto Alegre (PRTS) a convite da Qualis. “O objetivo do PRTS é estimular a formação, a qualificação e a atuação profissional voltadas à Administração Pública Municipal, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos aos participantes”, destaca Jacqueline.

Sob a coordenação da EGP, que garante a qualidade dos percursos teóricos e formativos do programa, a primeira turma, selecionada por chamamento público, ingressou em dezembro de 2021 contando com bacharéis de diversas áreas, tais como: Administração, Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia Civil. Dos 40 residentes ingressantes, 29 concluíram a primeira etapa com a devida produção de artigo científico. O segundo chamamento público foi realizado em agosto de 2023 e deverá garantir o ingresso de novos residentes técnicos aos serviços municipais.

Programa de Residência Técnico-Superior encerra seu segundo ano com apresentação dos artigos pelos residentes

Apresentação dos artigos do PRTS.png.jpeg

Os integrantes do Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS) iniciaram nesta segunda-feira, 27/11, pela manhã, a apresentação dos seus artigos elaborados como trabalho de conclusão do segundo ano. Também apresentaram seus projetos de artigos os residentes que entraram neste ano. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), na rua Siqueira Campos, 1.300, 14º andar. Na próxima segunda-feira, 04/12, seguirá a apresentação com um segundo grupo. Ao final do primeiro ano de PRTS, em dezembro de 2022, 29 artigos foram apresentados e, ao final deste segundo ano, são 24 estudos expostos pelos residentes.

Coordenado pela Escola de Gestão Pública da Smap, os artigos serão publicados em um e-book a ser posteriormente disponibilizado na biblioteca virtual da Escola de Gestão Pública (EGP), na plataforma EducaPOA e no catálogo eletrônico da biblioteca.

Na abertura do evento, o secretário adjunto de Administração e Patrimônio, Richard dos Santos Dias, destacou a importância do PRTS, lembrando que, na semana passada, foi um dos “cases” apresentados no programa Qualis RS e que foi premiado na ocasião. “Está na Câmara dos Vereadores um projeto de lei que amplia este programa, não só nos números, mas também na possibilidade que cargos comissionados possam ser preceptores”, informa Richard.

Prefeitura de Porto Alegre recebe premiação do Programa Qualis RS do Tribunal de Contas de Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) 

 

WhatsApp Image 2023-12-05 at 12.48.26.jpeg

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP), recebeu o prêmio do Programa Qualis RS do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em função das boas práticas de capacitação de pessoal, com destaque para o Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS). O município de Porto Alegre foi o segundo colocado na categoria geral entre todas as cidades do Rio Grande do Sul com mais de 100 mil habitantes.

 

Acompanhe a prefeitura nas redes