Mais Transporte

Capturar2.JPG

 

 

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) implantou, em 2022, o programa “MAIS TRANSPORTE” com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, com maior eficiência operacional e transparência das informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.

 

Entre as ações para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio econômico-financeiro, foi implantada uma nova metodologia de cálculo tarifário, sem aumentar os repasses do setor público, garantindo a eficiência do sistema e uma passagem mais justa para o cidadão.

 

O sistema de cálculo é definido pelo índice CKM (Custo por km rodado), com base na projeção do custo do sistema para o ano vigente, que garante maior eficiência e controle da operação, melhor atendimento, otimização dos custos e maior oferta para população, alinhada com o equilíbrio financeiro.

 

O esforço da prefeitura nos últimos anos, viabilizado com aval da Câmara Municipal, e os aportes dos cofres municipais para subsidiar parcela significativa das gratuidades/isenções do sistema, tornaram possível a manutenção do valor da passagem de ônibus com o mesmo custo para o trabalhador nos anos de 2021 e 2022: R$ 4,80.

Capturar4.JPG

Entre as ações para reduzir o impacto no custo da tarifa, estão a redução de 14 para 7 isenções, a extinção gradual de cobradores, a redução do passe livre de 12 para 2 dias e a desestatização da Companhia Carris Porto-Alegrense.

 

Quanto à melhoria da prestação do serviço de transporte, a Prefeitura  trabalha diariamente na análise da oferta e da demanda de passageiros, sempre com o foco em melhorar o atendimento para os usuários e atrair cada vez mais pessoas para o transporte coletivo. Além da ampliação na oferta do número de linhas e viagens, com especial atenção nos horários noturnos, para melhor atender os trabalhadores, os esforços passam, também, pela qualificação da infraestrutura que atende o Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC).

 

Renovação de frota - Entre os avanços, o Mais Transporte trouxe novos veículos para a frota. Foram entregues 70 em 2022, 50 de janeiro a abril de 2023 e outros 80 ônibus serão agregados ao sistema até o fim deste ano. Todos os 200 veículos têm ar-condicionado.

 

Obras - O conjunto de medidas também contempla investimento na revitalização de terminais de grande circulação. Já foram entregues as obras no Princesa Isabel, Antônio de Carvalho e Jayme Caetano Braun. O terminal Nilo Wulff está em execução. Até 2024, a prefeitura deve concluir melhorias no Mendes Ribeiro, no Triângulo, no Parobé e no Utzig. Cerca de 250 mil pessoas circulam por esses pontos em dias úteis.

 

Conforto - Para melhorar o atendimento ao usuário do transporte coletivo, sobretudo nos locais de embarque e desembarque, já foram instaladas mais de 280 novos abrigos em pontos de ônibus até junho deste ano, sendo que até dezembro se chegará a 450 entregues. A parceria com a iniciativa privada, sem custo para a prefeitura, prevê 1,5 mil novas paradas até 2027. Parte desses equipamentos conta com tomadas USB, internet Wi-Fi, acessibilidade, entre outros serviços gratuitos. Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 156 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (Mupi): 52 são painéis estáticos e 104 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

 

Projeção - Sobre novas metas de qualificação até o fim de 2023, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou a ampliação de 500 viagens nos dias úteis e mais 300 por sábado e 200 por domingo. Entre os principais bairros beneficiados estão Lomba do Pinheiro, Restinga, Hípica, Belém Novo, Rubem Berta, Vila São José, Vila Jardim, Glória, Jardim Itu, Santa Rosa de Lima e Campo Novo.

Capturar.JPG

Acompanhe a prefeitura nas redes