Terminais de Ônibus

A prefeitura tem contrato com a I9 Engenharia para a manutenção de terminais de ônibus, como parte das ações do  programa “MAIS TRANSPORTE”, com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.

 

O contrato, no valor de R$ 2,2 milhões e validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses, prevê a manutenção nos terminais Triângulo, Antônio de Carvalho, Parobé, Praça Rui Barbosa (Centro Popular de Compras - CPC) e Princesa Isabel (Azenha) além das estações de integração, nos viadutos José Eduardo Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Jorge Alberto Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves), que integram o Complexo da Terceira Perimetral.
 

nilowulff1.jpg

 

No terminal Nilo Wulff, na Restinga, entregue em maio de 2023, foram realizadas a revisão da rede de água potável e esgoto, limpeza da caixa d’água, pintura e recuperação da estrutura metálica, limpeza de telhado, execução de piso podotátil, reparo em janelas e manutenção das luminárias. Os terminais Antônio de Carvalho, Princesa Isabel e a estação de integração Jayme Caetano Braun também já foram revitalizados.

 

Reformas em andamento - No dia 26 de abril, começou a revitalização do terminal Parobé, no Centro Histórico. Também foi iniciado um levantamento da parte elétrica no Viaduto Mendes Ribeiro, na Carlos Gomes com a Protásio Alves, para a reforma no local.

 

No Terminal Parobé, será feita a reforma completa do banheiro, qualificação das áreas internas em que ficam os operadores, limpeza e manutenção da cobertura, calhas e sistema de esgotamento de água pluvial, manutenção de piso externo, instalação de piso podotátil, limpeza geral e modernização da comunicação visual, mediante a qualificação das placas com informações das linhas que atendem o local. No Viaduto Mendes Ribeiro, será restaurada a infraestrutura da rede elétrica: iluminação, elevadores, plataformas intermediárias e túneis.

 

Fiscalização - Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC estão presentes nos terminais para orientar os usuários do sistema e atuar no controle das operações de embarque e desembarque dos usuários, primando sempre pela segurança e acessibilidade universal. 

 

A presença ostensiva dos agentes também é responsável por fazer o ordenamento das linhas de ônibus, fiscalizar o cumprimento da tabela horária, ocupação, uso do ar-condicionado e verificar o estado de conservação dos veículos de todos os modais. As vistorias são realizadas regularmente nos terminais para verificar a segurança, a higiene, o conforto e a qualidade dos veículos em circulação durante a prestação do serviço ao cidadão.

 

Quando o cidadão identificar a necessidade de reforço na fiscalização ou no atendimento do transporte público nos terminais, é importante que faça o registro através das plataformas da Central de Atendimento ao Cidadão 156, que recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. O atendimento via aplicativo 156+POA, pelo 156whatsapp (51 3433-0156) e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo em feriados.

Acompanhe a prefeitura nas redes