Paradas de ônibus

Para melhorar o atendimento ao usuário do transporte coletivo nos locais de embarque e desembarque, Porto Alegre já dispõe de 280 novos abrigos de ônibus, instalados até junho deste ano. A entrega é resultado de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Do total dos equipamentos instalados, 154 deles são do tipo A, com quatro metros, e 126 do tipo B, com três metros disponíveis. Os dois modelos preveem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas. A instalação das estruturas não tem custo para o município.

 

13FEV2023_AlexRocha_Abrigos_Novos_-3.jpg

 

“Em até cinco anos teremos 1.507 abrigos novos na cidade. Essa parceria é muito importante para darmos um salto de qualidade no atendimento ao usuário do transporte coletivo, sobretudo nos locais de embarque e desembarque”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

 

Dos 280 abrigos instalados na cidade, 70 são abrigos sustentáveis, com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 20 disponibilizam acesso gratuito ao wi-fi, com previsão de chegar a 100 abrigos com conexão 5G gratuita nos próximos meses, resultado de parceira entre a concessionária e uma operadora de telefonia. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos e, em 2023, realizou mais 8 mil ações de limpeza, vistoria, retirada de pichação, entre outras.

 

Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 156 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (MUPI): 52 são painéis estáticos e 104 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

 

De acordo com o regramento previsto no edital, os Mupis podem ser instalados em uma distância de até 40 metros dos abrigos e essas instalações devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por isso, antes da instalação desses painéis, os projetos passam por análise na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

 

20230629-ROTH8175.jpg

 

A qualificação integra as melhorias realizadas pelo programa Mais Transporte, com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, com maior eficiência operacional e transparência das informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.

Acompanhe a prefeitura nas redes