Urbanismo Tático

Propostas de Urbanismo Tático para Porto Alegre

O Urbanismo Tático é um conjunto de ações realizadas através de intervenções de curto prazo e baixo custo que permitam a imediata recuperação, redesenho ou reprogramação do espaço público, visando verificações e futuras transformações com o objetivo de atingir a urbanidade nestes locais. 

Em Porto Alegre, a proposta de Urbanismo Tático tem por objetivo requalificar o espaço público do Centro Histórico, a região mais antiga e tradicional da cidade, onde se localizam alguns dos principais pontos turísticos, instituições culturais e monumentos arquitetônicos de Porto Alegre e o 4º Distrito, propondo uma área de intervenção que integre o chamado Quadrilátero do Entretenimento, região que já possui bares, restaurantes, cervejarias, entre outros empreendimentos de lazer, sendo conhecida como Rota Cervejeira de Porto Alegre.


Programa Centro+4D de requalificação urbana

O Programa +4D visa promover o desenvolvimento urbano sustentável, valorizando as características e a identidade do local. Um dos objetivos é incentivar a ocupação, seja residencial ou comercial, assim como fomentar o entretenimento, em harmonia com a história do bairro.

 

O Programa Centro+4D (Projeto de Regeneração Verde, Resiliente e Inclusiva da Área Central de Porto Alegre) pretende traçar a melhor estratégia para a Administração Municipal promover a valorização e a sustentabilidade desta região da cidade.

 

O Programa é uma parceria implementada entre a Prefeitura, o Banco Mundial e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para se beneficiar do conhecimento e da experiência globais de ambos bancos para apoiar uma regeneração urbana verde, resiliente e inclusiva da área central de Porto Alegre.

 

Através da elaboração de programas específicos, com ações de curto, médio e longo prazos, pretende-se devolver a atratividade ao bairro, melhorando as condições de investimentos, habitabilidade e ambiência urbana.

 

Parte do Programa visa aprimorar a mobilidade e a ambiência das ruas, além de propor maior integração do Centro Histórico à Orla do Guaíba, Cidade Baixa e 4º Distrito. Para tanto foi elencado um conjunto de vias que, através de projetos de requalificação, podem contribuir para esta melhoria da ambiência e potencializar as ações que irão mobilizar a comunidade e consolidar na população o conceito de uma Área Central segura, vibrante e revitalizada.

 

Por isso, é de importância estratégica este olhar propositivo sobre a região, uma vez que é neste espaço que as maiores transformações serão sentidas pelos moradores de Porto Alegre e é vital que este planejamento seja orientado para a qualificação dos espaços públicos, sob o viés da sustentabilidade, e visando especialmente promover o reencontro do cidadão de Porto Alegre com sua origem, com sua história e sua orla.

 

Nesse primeiro momento serão desenvolvidos projetos de urbanismo tático que é uma estratégia para a implementação de intervenções urbanas temporárias de forma rápida por meio de materiais de baixo custo, como tinta, bancos, vasos, balizadores e tachões. Uma das funções do urbanismo tático é “testar” ideias para implementação futura, na qual é possível verificar seus impactos no espaço.

 

Dentro dessa construção, a participação social é fundamental e a pesquisa servirá para captar os anseios das pessoas em relação à cada região.


Participação da Sociedade

Participe dos questionários da pesquisa para a elaboração de propostas de Urbanismo Tático que estão sendo realizadas pelas seguintes Secretarias: SMMU, SMPAE, SMAMUS e SMSURB, com o objetivo de identificar pontos de interesse de melhorias e qualificação dos espaços urbanos no Centro Histórico e 4º Distrito de Porto Alegre. 

 

Questionário sobre o Centro Histórico:
 

Questionário sobre o 4º Distrito:

 

Acompanhe a prefeitura nas redes