Introdução

Como descartar resíduos de forma adequada

 

A separação correta dos resíduos permite o recolhimento conforme a sua constituição (domiciliar – orgânico e rejeito  – ou reciclável) e seu correto encaminhamento. Resíduos orgânicos são compostados ou encaminhados para o aterro sanitário. O rejeito também vai para o aterro sanitário. Ao separar corretamente, também se contribui socialmente para a geração de empregos e renda de trabalhadores formalmente organizados, já que 100% dos recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva são destinados às Unidades de Triagem. 

 

O sistema de coleta de resíduos de Porto Alegre trabalha com a separação básica de resíduos, fazendo a coleta separada dos resíduos recicláveis e dos resíduos domiciliares (orgânicos e rejeito). 

 

Para resíduos que não se enquadram nestas categorias, há pontos de entrega e incentivo à logística reversa. 

Veja abaixo que resíduos são esses e como fazer o correto encaminhamento. 

 

RESÍDUOS ORGÂNICOS

 

O que são: Resíduo de origem vegetal ou animal. Em média, metade do volume de resíduos gerado por um brasileiro é resíduo orgânico. 

 

Exemplos: Restos de alimentos como carnes, frutas, cascas de ovos, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas e restos de vegetação.

 

Como encaminhar: O encaminhamento ideal dos resíduos orgânicos é a compostagem. Não tendo acesso a uma composteira, o resíduo orgânico deve ser colocado em embalagens de papelão ou sacos de papel. Também incentivamos o uso de sacolas compostáveis, caso nenhuma das opções anteriores seja uma alternativa. Estes recipientes devem ser encaminhados para os contêineres da Coleta Automatizada a qualquer hora, todos os dias da semana. Para os bairros não atendidos pelos contêineres, o resíduo deve ser embalado em uma sacola plástica, de até 100 litros, e disponibilizado nos dias e horários corretos da Coleta Domiciliar - recolhimento de orgânicos e rejeito.

 

Atenção: Há regiões da cidade que são atendidas pela Coleta Automatizada. Nestes locais, não há Coleta Domiciliar e os resíduos podem ser descartados nos contêineres a qualquer hora do dia, ao longo de toda a semana. 

 

O que mais é possível fazer: Você pode diminuir ao máximo o desperdício de alimentos, compostar cascas e restos de alimentos e plantar as sementes.

 

Quer saber como fazer uma composteira caseira? Clique aqui

Para consultar os dias e horários da Coleta Domiciliar, acesse a pesquisa aqui.

 

REJEITOS

 

O que são: resíduos sem potencial de reaproveitamento ou que não possuam viabilidade técnica e financeira de reciclagem. 

 

Exemplo: Lacres de iogurte, manteiga e requeijão, papel engordurado e sujo, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, lã de aço, tecidos de limpeza, rolhas de cortiça, caixas de comidas engorduradas.

 

Outros materiais: Há iniciativas de destinação especial para alguns resíduos urbanos, como papel higiênico (usado em algumas experiências de compostagem), esponjas de louça (recicladas pela Terracycle), caco de porcelana (usado por artistas em trabalhos manuais) e bituca de cigarro (encaminhada para coprocessamento pelo projeto Poa Sem Bituca). Na impossibilidade de encaminhamento para alternativas de reaproveitamento, estes materiais devem ser encaminhados junto aos rejeitos.

 

Como encaminhar: Rejeitos podem ser encaminhados em sacolas plásticas de até 100 litros e entregues nos dias e horários corretos da Coleta Domiciliar. Nas regiões atendidas pela Coleta Automatizada, é possível descartar nos contêineres a qualquer hora ou dia da semana.

 

O que mais é possível fazer: Consumir de forma consciente.


Para consultar os dias e horários da Coleta Domiciliar, acesse a pesquisa aqui.
 

RECICLÁVEIS

 

O que são: Praticamente todos os materiais plásticos, de vidro, de metal e de papel limpo são reaproveitados. Entre eles, embalagens Tetra Pak, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos, clipes e borracha.

 

Como encaminhar: Retire os resíduos orgânicos das embalagens e acondicione o material em sacolas de até 100 litros. Os vidros devem ser embalados, evitando que se quebrem ou que machuquem alguém. Os recicláveis devem ser entregues nos dias e horários corretos da Coleta Seletiva. Para consultar os dias e horários da Coleta Seletiva, clique aqui

 

Os caminhões passam pelo menos duas vezes por semana em 100% das ruas que comportam a entrada de veículos grandes. Em 19 bairros, a Coleta Seletiva ocorre três vezes por semana. Para quem não quiser esperar a Coleta Seletiva, há diversos Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEVs) espalhados pela cidade. Clique aqui para acessar a lista dos PEVs.

 

O que mais posso fazer: Todo o material encaminhado para a Coleta Seletiva é manuseado pelos trabalhadores das Unidades de Triagem. Para evitar mau cheiro e contaminação de outros materiais, inviabilizando a reciclagem, deve-se retirar os orgânicos. Recomendamos utilizar o guardanapo da refeição para retirar o excesso de alimentos das embalagens. É possível ainda utilizar a água de enxague das louças, evitando o desperdício deste recurso natural, ou mesmo reaproveitar a água da máquina de lavar. Todos os materiais recicláveis passam por processos de limpeza e químicos quando chegam à indústria, não sendo necessária a higienização completa.

 

Além disso, para grandes geradores (condomínios com cerca de 50 apartamentos e empresas) é possível solicitar recolhimento de recicláveis personalizado. Para avaliar a possibilidade de incluir o local no cadastro de coleta especial de resíduos recicláveis, em que os caminhões da Seletiva recolhem os materiais dentro dos locais e não na rua, entre em contato com o DMLU pelo 156.

 

GRANDES VOLUMES 

 

O que são: Móveis velhos, colchões, eletrodomésticos, entulho, caliça, madeira, cerâmica, sucata de ferro, tocos de árvores, pneus e diversos resíduos que não podem ser entregues às coletas Automatizada, Domiciliar e Seletiva.

 Como encaminhar: Estes materiais devem ser levados a uma Unidade de Destino Certo - Ecoponto, que atende pequenos geradores. Mas atenção: as UDCs não recebem orgânicos, rejeitos e resíduos perigosos (lâmpadas fluorescentes, medicamentos vencidos, pilhas e baterias). Para saber onde está a UDC mais próxima, clique aqui.  

Para quem não tem facilidade de deslocamento até uma UDC, o DMLU disponibiliza serviços de coletas pagas. O serviço Coletas Pagas não coletam caliça. Para solicitar orçamento, disque 156. O valor do serviço depende do bairro e da quantidade de resíduos a ser descartado. Saiba mais clicando aqui. 

 

Há ainda o projeto Bota-Fora, que atende mais de 200 comunidades carentes duas vezes ao ano. 

 

Além disso, o Mensageiro da Caridade recebe doações de todo tipo de material útil e que possa ser reaproveitado, telefone (51) 3223-2555 ou pelo e-mail mensageirodacaridade@mensageirodacaridade.org.  


Informações adicionais sobre o correto descarte de resíduos podem ser obtidas com o DMLU pelo telefone (51) 3289-6985 ou e-mail smca@dmlu.prefpoa.com.br. 

 

 

Acompanhe a prefeitura nas redes