Coleta Conteinerizada

Novos Contêineres.jpg
Coleta Automatizada

O recolhimento por contêineres (automatizada) para resíduos orgânicos e rejeito iniciou em julho de 2011, com a instalação de 1.200  equipamentos em cinco bairros inteiros (Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha e Independência) e em partes de outros oito bairros (Azenha, Floresta, Menino Deus, Moinhos de Vento, Praia de Belas, Rio Branco, Santana  e Santa Cecília). Entre janeiro e março de 2016, foi realizado o processo de duplicação do número de contêineres na cidade.

Em março de 2025, Porto Alegre inovou o sistema de recolhimento de resíduos. Além da substituição de 2.050 contêineres metálicos da Coleta Automatizada, com tampa móvel e pedal, foram disponibilizados mais 450 novos modelos metálicos, com tampa fixa e janela de abertura no formato boca de lobo. A qualificação abrange oito regiões da cidade, atingindo parcialmente nove bairros. São eles: Azenha, Bom Fim, Centro Histórico, Farroupilha, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Santana e Rio Branco.  

Para verificar as regiões contempladas, veja o mapa aqui.

A entrada menor para a colocação de resíduos busca evitar o descarte de recicláveis ou de volumosos de forma incorreta, o que gera acúmulo de materiais no entorno dos equipamentos. Os critérios para a definição dos locais beneficiados pelo projeto-piloto incluem locais não verticalizados, com a predominância de usuários que utilizam sacos pequenos para o descarte, a incidência de triagem irregular de resíduos e pontos fora da região onde serão disponibilizados contêineres para recicláveis

Assim, atualmente, Porto Alegre conta com 2.500 contêineres nos bairros mais centrais da Capital. O serviço está disponível para 19 bairros, sendo 12 com atendimento integral. Os contêineres permitem que a população faça o descarte a qualquer momento (24 horas).

Bairros atendidos totalmente – Auxiliadora, Bom Fim, Bela Vista,  Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Higienópolis, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat,  Praia de Belas  e Rio Branco. 

Bairros atendidos parcialmente – Azenha, Floresta, Petrópolis, Menino Deus, Santa Cecília,  Santana e São João.

Resíduos que devem ser colocados nos contêineres metálicos (basicamente orgânicos): cascas e restos de frutas e legumes, sobras de comida, papel higiênico e fraldas descartáveis usados, guardanapo e toalha de papel sujos, plantas, restos de podas e varrição, pó de café e erva-mate.



Coleta Seletiva Mecanizada
Em março de 2025 o DMLU também implantou mais uma opção para facilitar o descarte correto na Capital. Porto Alegre passou a contar com uma outra modalidade de recolhimento de resíduos para a Coleta Seletiva, destinada a recicláveis. O serviço opera não apenas na modalidade porta-a-porta, mas também de forma mecanizada, por meio de contêineres.

Agora a cidade conta com 450 novos contêineres verdes em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), exclusivos para os recicláveis, instalados de forma experimental em área-teste (veja aqui a área). 

Bairros atendidos parcialmente – Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus, e Praia de Belas.

Resíduos que devem ser colocados nos contêineres verdes (basicamente recicláveis) : materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal que são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos, borrachas e clipes.
Â