Apresentação

fachada.jpg

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) é a autarquia do município de Porto Alegre responsável pela limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos urbanos. Dentre os trabalhos que o DMLU realiza estão as coletas domiciliar (de resíduos orgânicos e rejeito) e seletiva (de resíduos recicláveis) em 100% das ruas de Porto Alegre. É responsável também pela varrição e capina nas vias públicas, recolhimento o resíduo público, que é resultado de descartes inadequados (focos de lixo).

Todo o material recolhido pela seletiva é encaminhado para as Unidades de Triagem para separação, enfardamento e venda para a reciclagem, gerando emprego e renda e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Os resíduos orgânicos e o rejeito são encaminhados para o Aterro Sanitário de Minas do Leão, localizado a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre.

Além das coletas, o DMLU também faz roçadas em taludes e beira de estradas (roçadeira mecanizada), a lavagem de monumentos e logradouros públicos, a limpeza de praias na orla do Guaíba e garante tanto a zeladoria quanto a manutenção dos sanitários públicos da cidade. 

O DMLU atua com servidores próprios e também trabalha com empresas contratadas para a eficaz manutenção da limpeza da cidade. O setor administrativo está localizado na avenida Azenha nº 631, mas os serviços estão vinculados também a regionais com Unidades de Serviço estrategicamente distribuídas pela cidade.