Coleta Seletiva

coleta seletiva.jpg

A Coleta Seletiva é realizada em 100% das ruas que comportam a entrada de caminhões pelo menos duas vezes por semana. No Centro Histórico e nos bairros atendidos pela Coleta Automatizada, ocorre três vezes por semana.

O serviço recebe apenas resíduos recicláveis. Os resíduos orgânicos/rejeitos devem ser disponibilizados para a coleta domiciliar atendendo os dias e horários do serviço. O descarte inadequado de resíduos pode gerar multas que vão de 90 a 1440 UFM's.

 

Resíduos recicláveis são basicamente todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal que são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos, borrachas e clipes.

Como encaminhar: retire os resíduos orgânicos das embalagens e acondicione o material em sacolas ou sacos de até 100 litros. Os vidros devem ser embalados, evitando que se quebrem ou que machuquem os coletores ou triadores. Para quem não quiser esperar a Coleta Seletiva, há diversos Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEVs) espalhados pela cidade.

Todo o material recolhido pelos caminhões da Coleta Seletiva é levado para as Unidades de Triagem conveniadas com o DMLU, gerando emprego e renda para centenas de pessoas, além de beneficiar o ambiente.

Além disso, para grandes geradores (condomínios com cerca de 50 apartamentos e empresas) é possível solicitar recolhimento de recicláveis personalizado. Para avaliar a possibilidade de incluir o local no cadastro de coleta especial de resíduos recicláveis, em que os caminhões da Seletiva recolhem os materiais dentro dos locais e não na rua, entre em contato com o DMLU pelo 156.

O que mais posso fazer para colaborar com a Coleta Seletiva: todo o material encaminhado para a Coleta Seletiva é manuseado pelos trabalhadores das Unidades de Triagem. Para evitar mau cheiro e contaminação de outros materiais, inviabilizando a reciclagem, devem-se retirar os orgânicos. Recomendamos utilizar o guardanapo da refeição para retirar o excesso de alimentos das embalagens. É possível ainda utilizar a água de enxague das louças, evitando o desperdício deste recurso natural, ou mesmo reaproveitar a água da máquina de lavar. Todos os materiais recicláveis passam por processos de limpeza e químicos quando chegam à indústria, não sendo necessária a higienização completa.

Para consultar os dias e horários de coleta em seu endereço, clique aqui.

 

Requisitos / Documentos necessários

O resíduo deve estar devidamente embalado, sem conter material orgânico/rejeito, e disponibilizado para coleta nos dias e horários previstos para a realização do serviço.

Â