PPP e Concessões Assinadas

Contratos assinados

ABRIGOS DE ÔNIBUS 

Objeto: Concessão de serviço para fornecimento, instalação e manutenção de abrigos de ônibus. A concessão prevê a exploração publicitária dos equipamentos. O resultado é uma parceria público-privada entre a prefeitura e a empresa.
Do total dos equipamentos instalados, 166 deles são do tipo A, com quatro assentos, e 139 do tipo B, com três assentos disponíveis. Os dois modelos são contemplados com piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas. 

Dos 305 abrigos instalados na cidade, 70 são abrigos sustentáveis, com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 50 dos 100 previstos - disponibilizam acesso gratuito ao wi-fi, com conexão 5G. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos e, desde que iniciou a instalação, já foram realizadas 10.602 ações para conservação dos pontos de ônibus. 

Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 169 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (Mupi): 55 são painéis estáticos e 114 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

Setor: Mobiliário Urbano
Modelo de negócio: Concessão 
Situação do projeto: contrato vigente.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Objeto:Concessão administrativa para prestação dos serviços de iluminação pública no Município de Porto Alegre, incluídos o desenvolvimento, modernização tecnológica, ampliação, eficientização energética, operação e manutenção da Rede Municipal de Iluminação Pública.O edital prevê a troca dos mais de 100 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED, o que vai gerar uma economia de cerca de 50%.

Setor : Serviços Urbanos 
Modelo de Negócio: PPP
Apoio na Estruturação: BNDES
Vencedora da PPP: Concessionária IPSUL
Período de contrato: 20 anos
Status do projeto: contrato assinado 

 

RELÓGIOS ELETRÔNICOS DIGITAIS

Objeto: Concessão de serviço de utilidade púlica, com uso de bem público, para atuação na operação e manutenção dos 168 relógios de rua. Além de informarem hora e temperatura, os relógios serão equipados com câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão. Também contarão com wi-fi gratuito. Serão distribuídos em diversos pontos da cidade onde já há licenciamento ambiental.

Setor: Mobiliário Urbano
Modelo de negócio: Concessão 
Período de contrato: 20 anos 
Vencedora Licitação: Clear Channel  
Situação do projeto: Contrato assinado

 

PLACAS DE RUA 

Objeto: Concessão de serviço de utilidade pública, com uso de bem público, para atuação na operação e manutenção de conjuntos toponímicos. São 41239 conjuntos de placas ou 82478 placas (deste total - 73.654 são placas toponímicas de identificação visual face única que não tem estrutura própria, podendo ser instaladas em casas, postes, etc  e 4.412 Conjuntos Toponímicos que envolvem duas placas dupla face instaladas em estruturas próprias nas vias arteriais)

Setor: Mobiliário Urbano
Modelo de negócio: Concessão 
Período de contrato: 20 anos 
Vencedora Licitação: Imobi 
Situação do projeto: contrato assinado

 

AUDITÓRIO ARAUJO VIANNA E TEATRO TÚLIO PIVA 

Objeto: Concessão de uso parcial do Auditório Araújo Vianna e do Teatro de Câmara Túlio Piva, autorizada a exploração comercial, vedados eventos de cunho político-partidário, sindical e cultos religiosos. O contrato prevê reformas nos dois equipamentos culturais, além da gestão dos mesmos

Setor: Cultura 
Vencedor licitação: 6 PRO Eventos Empresariais LTDA (Opinião Produtora) 
Valor de outorga: 6,1 milhões
Período de concessão: 10 anos 
Situação do projeto: contrato assinado 

 

PARQUE HARMONIA E TRECHO 1 DA ORLA DO GUAÍBA

Objeto: Melhoria e sustentabilidade do Parque Harmonia, possibilitando seu uso ao longo do ano todo e interligando esse espaço à Orla 

Setor: Parques Urbanos
Modelo de negócio: Concessão 
Período de Concessão: 35 anos 
Vencedora Licitação: GAM 3 Parks
Situação do projeto: Contrato assinado
 

Acompanhe a prefeitura nas redes