Jardins do DMAE

Perguntas Frequentes

1. Onde buscar o atendimento comercial do Dmae? 
Acesse aqui


2. Como obter a segunda via da conta de √°gua?
Acesse a 2ª via: aqui
Para contas anteriores a seis meses, ligue 156, opção 2.


 3. Como solicitar revisão de consumo (leitura incorreta)?
Informar ao atendente os quatro n√ļmeros pretos que aparecem no mostrador do hidr√īmetro no momento da liga√ß√£o.
Onde encaminhar a solicitação? Acesse: aqui


4. Como verificar valores e consumos de √°gua e esgoto?
> Histórico de leituras - Certidão de leituras e consumos por ramal de água (acompanhe seu consumo, mês a mês)
> Hist√≥rico de pagamentos ‚Äď Certid√£o Negativa de D√©bitos (verifique pagamentos, d√≠vidas e parcelas de negocia√ß√£o)
Tenha em m√£os o n√ļmero do ramal de √°gua e acesse aqui.


5. Como solicitar o parcelamento de dívidas de água?
Acesse para consulta aos documentos: aqui

Onde encaminhar a solicita√ß√£o? No Posto de Atendimento para negocia√ß√Ķes, na rua Jos√© Montaury, 159, no Centro Hist√≥rico.

Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá realizar a negociação. Para isto, deverá apresentar além dos documentos solicitados acima, documento de identificação e CPF, além de uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Pessoa jurídica deve anexar à documentação do imóvel comprovante de CNPJ e contrato/estatuto social. O valor a ser pago a título de entrada deverá ser negociado com o atendente em ocasião de visita ao DMAE e o débito poderá ser dividido em até 60 (sessenta) parcelas, dependendo dos valores em atraso (parcela mínima: preços básicos).

Nos casos em que houver processo judicial, consultar o atendente se é possível parcelamento ou se dirigir à Procuradoria Municipal Especializada - PME (Rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento).


6. √Č poss√≠vel obter a 2¬™ via de contas com d√©bito autom√°tico?
Sim, acesse a 2ª via: aqui
Para contas anteriores a seis meses, ligue 156, opção 2. 


7. O Dmae envia por e-mail a 2¬™ via da conta d¬ī√°gua?
Sim, acesse aqui


8. Como solicitar desligamento de ramal?
O proprietário do imóvel poderá solicitar quando o prédio estiver desocupado e não houver mais interesse em receber água. As tarifas de água e esgoto deixarão de ser cobradas a partir da data do efetivo desligamento.
Onde encaminhar a solicitação?  Acesse: aqui

Obs.: Ap√≥s a retirada do hidr√īmetro, √°gua e esgoto deixar√£o de ser cobrados. Se houver consumo residual ¬†at√© a data de execu√ß√£o do servi√ßo, a cobran√ßa ser√° enviada posteriormente. O desligamento a pedido do usu√°rio s√≥ deve ser solicitado quando o pr√©dio estiver desocupado (Artigo 52¬ļ da Lei Complementar 170/1987) e n√£o houver mais interesse no suprimento de √°gua.¬†


9. Como verificar se o imóvel está com excesso de consumo de água?
Onde encaminhar a solicitação? Clique aqui

Recomendamos investigar se existe vazamento interno, pois cabe ao usu√°rio vistoriar as instala√ß√Ķes hidr√°ulicas particulares (Decreto 13.475). Se for constatado vazamento oculto e o consumo de √°gua for igual ou maior que 30% em rela√ß√£o √† m√©dia dos tr√™s √ļltimos meses, procurar o Posto de Atendimento (rua Jos√© Montaury, 159, Centro Hist√≥rico). Levar os documentos comprobat√≥rios do conserto realizado (Nota Fiscal de compra do material, ou declara√ß√£o contendo a descri√ß√£o do reparo) para an√°lise e revis√£o do valor da conta. No caso de condom√≠nios, al√©m da documenta√ß√£o, anexar ao pedido uma c√≥pia da Ata de Elei√ß√£o do S√≠ndico, documento de identifica√ß√£o e CPF.

Veja dicas de uso racional da √°gua


10. Como solicitar ligação de água?
Onde encaminhar a solicitação? Para consulta aos documentos, formulário de autorização e croqui, acesse: aqui

Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá solicitar a ligação. Para isto, deverá apresentar: os documentos solicitados, cópias do seu documento de identificação e do CPF, e uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Caso haja outra ligação no local, esta não pode ter débitos.


11. Como solicitar ligação de água para iniciar construção?
Consulte a documentação descrita aqui.


12. √Č poss√≠vel alterar a data de vencimento da conta de √°gua?
Acesse aqui.
A data pode ser alterada para até nove (09) dias posteriores ao vencimento original. 


13. Como solicitar a conta de √°gua em braile?
Os usuários portadores de deficiência visual devem solicitar cadastramento prévio pelo telefone 156, opção 2.
Mais informa√ß√Ķes: Associa√ß√£o dos Cegos do Estado do Rio Grande do Sul - ACERGS (Sede administrativa: rua Vig√°rio Jos√© In√°cio, 433, 6¬ļ andar, Centro Hist√≥rico, fones (51) 3225-3816, e-mail acergs@acergs.org.br


14. Como posso tirar d√ļvidas sobre a conta de √°gua?
Telefone: 156, op√ß√£o 2 (para Porto Alegre) ‚Äď (51) 3289-0156¬†(fora de Porto Alegre)
Aplicativo: 156+POA
Site: https://156web.procempa.com.br/ (também para acompanhamento de protocolos)
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br (respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30min)
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat 
WhatsApp: (51) 3433.0156


15. Como posso tirar d√ļvidas sobre Processos/Protocolos?
Processos SEI, acesse aqui

Protocolos de serviços, acesse aqui
(Para cadastrar, utilize o mesmo email informado no momento da solicitação no Dmae)


16. Como posso excluir Débito Automático?
Solicite direto ao seu banco a exclusão do débito em conta. 
Se n√£o souber a conta banc√°ria cadastrada, acesse os canais digitais e solicite a retirada:

Telefone: 156, op√ß√£o 2 (para Porto Alegre) ‚Äď (51) 3289-0156¬†(fora de Porto Alegre)
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br (respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30min)
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat 


17. Como registrar uma reclamação quanto à Entrega de Contas?
Telefone: 156, op√ß√£o 2 (para Porto Alegre) ‚Äď (51) 3289-0156¬†(fora de Porto Alegre)
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br (respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30min)
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat


18. Como atualizo meus dados cadastrais?
Altera o titular da conta, inclui nome na conta e/ou atualiza os dados cadastrais.
Onde encaminhar a solicitação? Acesse aqui 


19. Como é feito o cálculo do valor da conta de água?

Fórmula de cálculo do serviço de água:
1ª faixa - consumo mensal de até 20m³ de água: PB x (C/E) x E                                                                                                           
2ª faixa - consumo mensal entre 21m³ e 1.000 m³:
                                                          1,43577
                        [PB x 0,2711 x (C/E)             ] x E

Obs.: quando o ramal de água atende apenas 1 economia, desconsidera-se a fração após a vírgula. Se o ramal atende várias economias, considera-se até 4 dígitos após a vírgula.
 
3ª faixa - consumo mensal acima de 1.000m³: PB x (C/E) x 5,5 x E
onde  PB = preço básico (R$/m³)
            C  = consumo mensal de água (m³)
¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† E ¬†= n√ļmero de economias¬†


Fórmula de cálculo do serviço de esgoto:
A remoção de esgotos é calculada pela fórmula PB x C x 0,8:
onde PB = preço básico (R$/m³)
           C = consumo mensal de água (m³).
O valor encontrado, somado ao c√°lculo do valor de √°gua, resultar√° no total da conta.
Base legal: Lei Complementar 170, de 1987.


20. Como solicitar a Tarifa Social?
Conforme a Lei Complementar 170/1987, o benef√≠cio da Tarifa Social se aplica √†s unidades unifamiliares que tenham at√© 40 m¬≤ de √°rea constru√≠da no terreno e que estejam inseridas em √Āreas de Interesse Social (AEIS).
Onde encaminhar a solicitação? Acesse aqui


21. Como solicitar o benefício da Tarifa Social para Ramais Conveniados? (asilos, entidades filantrópicas, etc.)
Solicita√ß√£o do benef√≠cio para Residencial, Entidades Filantr√≥picas e de Utilidade P√ļblica; Entidades Asilares (Lei Municipal ¬†8444/99); Creches comunit√°rias e Escolas de Educa√ß√£o Infantil.¬†
Onde encaminhar a solicitação? Acesse: aqui


22. Como consultar os custos dos serviços complementares?
Acesse: aqui