
Apresentação
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é uma autarquia municipal criada em 15 de dezembro de 1961. É responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento do esgoto sanitário (cloacal) em Porto Alegre.
Desde maio de 2019, o Dmae também passou a cuidar da manutenção do sistema pluvial e, a partir de 2021, assumiu a responsabilidade pelos projetos e obras de drenagem da Capital.
Cabe ao Departamento fiscalizar e manter esses serviços, bem como planejar e promover, de forma contínua, sua melhoria e expansão — garantindo a infraestrutura necessária para o crescimento sustentável da cidade.
- Confira o organograma do Dmae
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O organograma do Departamento pode ser acessado aqui.
- Conselho Consultivo
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Até 2025, as ações do Dmae foram acompanhadas por um Conselho Deliberativo, formado por representantes de entidades da sociedade civil. Desde então, o grupo foi rebatizado como Conselho Consultivo, incluindo também outros órgãos públicos. Saiba mais.
- Fiscalização contábil
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A fiscalização contábil e financeira do Dmae é feita pela Delegação de Controle. As regras são definitdas pela Lei Municipal Nº 2.312, de 15 de dezembro de 1961.
- Código de Ética
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Confira aqui o Código de Ética do Departamento.
- Política da Qualidade
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Acesse detalhes da Política de Qualidade adotada pelo Dmae.