Espaços Culturais

Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues

Sua criação foi oficializada em 1978 pelo então prefeito Guilherme Vilella.
Atualmente abriga o Atelier Livre, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães,
a Sala Álvaro Moreyra, Teatro Renascença, as coordenações de Dança, Artes Cênicas e Literatura, além de um Saguão de Exposições.

Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
Av. Érico Veríssimo, 307
Fone: 3289 8054

Atelier Livre Xico Stockinger

O Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, é denominado oficialmente de Atelier Livre Xico Stockinger. É considerada uma das mais importantes escolas de arte não universitárias do Brasil.

 Av. Érico Veríssimo, 307
Diretora: Thais Amaral de Souza 
Telefone: 51 3289 8057

Cinemateca Capitólio

Fachada Inaug2015 (1).jpg

 

A Cinemateca Capitólio é um centro cultural gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, localizado dentro de um prédio centenário (de 1928), totalmente restaurado, e dedicado à preservação e acervo de obras audiovisuais do Rio Grande do Sul. O espaço é dotado de uma sala de cinema com 164 lugares, biblioteca, duas salas de pesquisa, uma sala multimídia, uma galeria de exposições e 4 andares de um prédio anexo onde estão expostas obras, conteúdos e materiais relacionados à história do cinema brasileiro.  A sala de cinema possui programação regular, com sessões diárias das 15h às 19h. 

Conheça mais da programação no site | http://capitolio.org.br/

Acompanhe nas redes | @cinematecacapitolio // facebook.com/cinemateca.capitolio

Horário de Funcionamento | de terça à domingo das 14h às 19h

Endereço | Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico (esquina com Borges de Medeiros)

Contatos | Telefones
3289-7458 (Administração)
3289-7453 (Bilheteria)
3289-7463 (Centro de Documentação e Memória/Biblioteca)
3289-7450 (Recepção)
3289-7460 (Programa de Alfabetização Audiovisual)

E-mail |capitolio@smc.prefpoa.com.br
 

Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Porto Alegre dispõe de biblioteca municipal desde 1928, quando o decreto 145, de 27 de julho, determinou a reunião de vários acervos em um só local. Vinculada, nos primeiros anos ao Arquivo Público Municipal, a instituição teve diferentes endereços, entre eles o Hotel Majestic. Após a reorganização dos serviços da Prefeitura, em 1955, seguiu para o Ed. José Montaury (Avenida Siqueira Campos), no Departamento de Assistência e Instrução. Já vinculada à Secretaria de Educação e Cultura, em 1962, migrou para o prédio do Ipase (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado), também no Centro Histórico. 

A sede atual viabilizou-se em 1978, com a inauguração do Centro Municipal de Cultura, e conta com uma área de 640 m². Já a denominação "Josué Guimarães" foi dada em 1986, em homenagem ao escritor gaúcho falecido naquele ano. Dois anos depois, a Biblioteca seria incorporada à Coordenação do Livro e Literatura, segmento da Secretaria Municipal da Cultura. O acervo da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães é de aproximadamente 50 mil itens, entre livros, revistas e recursos multimídia. Os serviços oferecidos são de empréstimo domiciliar, empréstimo inter bibliotecas, consulta local, orientação à pesquisa e serviço de referência virtual. Disponibiliza acesso à rede Wifi da Prefeitura, atividades culturais, de cidadania e fortalecimento da cultura local.
 

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 307 (Menido Deus)

Telefone: (51) 3289 8078

E-mail: bpmjguimaraes@gmail.com

Redes sociais: www.facebook.com/BPMJG e Instagram/bpmjg 

Veja aqui o regulamento


Biblioteca Pública Josué Guimarães - Ramal 1 Restinga

Endereço: Subprefeitura da Restinga - Rua Rubens Pereira Torelly, 333.

Telefone: (51) 3289 8160

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Redes sociais: Facebook

A consulta ao acervo das bibliotecas pode ser realizada no Sistema de Bibliotecas do Município de Porto Alegre, no Catálogo online: http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php

Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho

casa - placa principal_0.jpg

Dois belos casarões do século XIX abrigam a História da Capital gaúcha. Com a missão de organizar, guardar e conservar cerca de um milhão e 500 mil documentos datados desde 1764, o Arquivo Histórico de Porto Alegre investe também na educação patrimonial, fundamental para que a comunidade faça parte da grande tarefa de preservar sua memória.

O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho é órgão da Prefeitura de Porto Alegre, sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Av. Bento Gonçalves, 1129 - Bairro Santo Antônio CEP 90650-002
Contato: (51) 3289.8282
Diretora: Vera Lúcia Santos dos Santos
E-mail: arquivohistorico@smc.prefpoa.com.br
instagram: @arquivohistoricopoa
facebook: Arquivo Histórico Moysés Vellinho
Blog: http://ahpoa.blogspot.com/


Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30

Sala de Pesquisa: Atendemos presencialmente por agendamento, exclusivamente por este e-mail: arquivohistorico@smc.prefpoa.com.br ,  
as Terças e Quintas, nos turnos da manhã, das 09h as 12h e a tarde, das 14h as 17h, duas vagas por turno.

Visitas Guiadas: arquivohistorico@smc.prefpoa.com.br agendamento por e-mail, preferencialmente nas segundas e quartas.

» - Acervo da Hemeroteca do Arquivo Histórico
» - Catálogo do Fundo Privado Francisco Xavier da Costa


Anais do AHPAMV - Vol !
Anais do AHPAMV - Vol II
Anais dp AHPAMV - Vol III
Anais do AHPAMV - Vol IV
Anais do AHPAMV - Vol V - Re-edição
Anais do AHPAMV - Vol VI
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1825 - 1835
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1846 - 1855
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1856 - 1865
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1866 - 1875
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1876 - 1885
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1886 - 1900
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1901 - 1920
Catálogo de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1921 - 1929
Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre 1867 - 1886
Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre - 1764 - 1846 e 1804 - 1879 - Vol I
Correspondência Passiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre - 1847 - 1866 Vol 2 - Re-edição atualizada

Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo

Museu Joaquim José Felizardo (58).jpg

O Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, criado em 1979, dedica-se à história e à memória da cidade por meio da preservação, pesquisa e comunicação de três importantes acervos: o acervo tridimensional, o iconográfico e o arqueológico.

Além desses acervos, a sede do Museu - O Solar Lopo Gonçalves - é um relevante patrimônio arquitetônico de Porto Alegre. O sobrado de porão alto, representativo do estilo de transição entre a arquitetura colonial e a arquitetura neoclássica, foi construído entre os anos de 1845 e 1853, na antiga Rua da Margem, para ser a residência da chácara da família do comerciante português Lopo Gonçalves Bastos.

Como um espaço vivo e dinâmico, o Museu realiza exposições de longa e curta duração e promove diversas atividades culturais e de educação patrimonial, além de acolher a comunidade em seus jardins diariamente e nos eventos culturais, artísticos e de economia criativa que são realizados nos finais de semana.

Acervo tridimensional | Composto por mais de 1.300 objetos dos séculos XIX e XX, de diferentes épocas e materialidades, foi constituído a partir de doações de setores da Prefeitura Municipal e, principalmente, de doações de acervos particulares. São 19 coleções, dentre as quais se destacam o acervo de Carnaval (onde se encontram peças de vestuário e adereços do primeiro Rei Momo de Porto Alegre, Vicente Rao) e o acervo da Banda Municipal (composto por instrumentos musicais, uniformes e partituras). O agendamento de pesquisas pode ser feito pelo e-mail: rosangela.veiga@portoalegre.rs.gov.br.

Acervo iconográfico | Formado por cerca de 10 mil imagens de Porto alegre dos séculos XIX e XX. São registros de diferentes aspectos da cidade ao longo do tempo, contando com fotografias de profissionais e estúdios renomados, como Virgílio Calegari, Sioma Breitman Irmãos Ferrari e Studio Os2. O Museu também guarda uma coleção com mais de 400 cartões postais das primeiras décadas do século XX. O agendamento de pesquisas na Fototeca Sioma Breitman pode ser feito pelo e-mail: karina.santos@portoalegre.rs.gov.br.

Acervo arqueológico | Conta com cerca 300 mil itens, entre fragmentos e objetos, resgatados de 91 sítios arqueológicos registrados dentro de Porto Alegre. A coleção abarca um recorte temporal que vai desde a ocupação indígena pré-colonial até sítios ocupados entre os séculos XVIII e XX e é constituída por material cerâmico, lítico, ósseo, entre outros. O agendamento de pesquisas pode ser feito pelo e-mail: luciana.brito@portoalegre.rs.gov.br.

Acessibilidade | As ações de acessibilidade desenvolvidas no MJJF buscam estruturar ambientes que acolhem a todos os indivíduos, independentemente de suas limitações físicas e sensoriais. As exposições proporcionam uma experiência multissensorial por meio de audiodescrição, maquetes, diagramas táteis e objetos e réplicas do acervo disponíveis para o toque. O Museu também utiliza a audiodescrição, ferramenta que possibilita a compreensão das imagens para pessoas com deficiência visual, nas suas redes sociais. O agendamento de visitas com mediação inclusiva pode ser feito pelo e-mail: luciana.brito@portoalegre.rs.gov.br.

Rua João Alfredo, 582 | Bairro Cidade Baixa | CEP 90050-230
Telefones | 3289-8275
Diretora: Elizabeth Corbetta
E-mail: museu@smc.prefpoa.com.br
Facebook | http://www.facebook.com/museudepoa/
Twitter | http://twitter.com/museudepoa
Instagram | https://www.instagram.com/museudepoa

Visitação ao Museu | Segunda-feira, das 13h30 às 17h30 | De terça a sexta, das 9h às 12h e da 13h30 às 17h30.

Visita ao jardim | De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30

Realização de atividades e eventos no pátio | museu@smc.prefpoa.com.br

Museu de Arte do Paço

Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico
Coordenação: Paulo Amaral
Telefones: 3289 3735 / 3289 3643
Email: cap@smc.prefpoa.com.br
Instagram de Artes Visuais POA (@artesvisuaispoa)
Facebook de Coordenação de Artes Visuais (@artesvisuaispoa)
site: www.pinacotecaspoa.com

Casa de Cultura Plauto Cruz

Av. Venancio Aires, 67 
Fone: 51 3289 8170

Pinacoteca Ruben Berta

Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico
Coordenação: Paulo Amaral
Telefones: 3289 8293 / 3289 8292 / 3289 8291
Email: cap@smc.prefpoa.com.br
Instagram de Artes Visuais POA (@artesvisuaispoa)
Facebook de Coordenação de Artes Visuais (@artesvisuaispoa)
site: www.pinacotecaspoa.com

Pinacoteca Aldo Locatelli

Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico
Coordenação: Paulo Amaral
Telefones: 3289 3735 / 3289 3643
Email: cap@smc.prefpoa.com.br
Instagram de Artes Visuais POA (@artesvisuaispoa)
Facebook de Coordenação de Artes Visuais (@artesvisuaispoa)
site: www.pinacotecaspoa.com

Teatro Renascença

O Teatro Renascença foi inaugurado em 11 de novembro de 1978 e está localizado no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. É administrado pela Coordenação de Artes Cênicas, Dança e Circo.

Av. Erico Verissimo, 307
Fones: 51 3289 8179
E-mail: tr@smc.prefpoa.com.br
Mais informações sobre o teatro e programação
www.maisteatro.org 
www.facebook.com/artescenicaspoa

Sala Álvaro Moreyra

Inaugurada em 11 de novembro de 1978 está localizada no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Trata-se de um espaço para atividades múltiplas como conferências, seminários, palestras, cursos, ballet, audiovisuais e peças teatrais.

Av. Erico Verissimo, 307
Fones: 51 3289 8067
E-mail: tr@smc.prefpoa.com.br
Mais informações sobre o teatro e programação
www.maisteatro.org 
www.facebook.com/artescenicaspoa

Usina do Gasômetro

Em Obras

Casa D

A Casa D está localizada na Rua Santa Terezinha, 711, bairro Farroupilha, como um local de interação entre os coletivos das comunidades e territórios de Porto Alegre.
Sede da Equipe de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, a Casa D abriga coletivos de teatro e dança ligados ao projeto Usina das Artes, deslocado para o local após o fechamento da Usina do Gasômetro. 

Contatos: 
Equipe de Descentralização da Cultura,
Telefones: 51 3289 8174 e 51 3289 8175
Email: edc@portoalegre.rs.gov.br

Teatro de Câmara Túlio Piva

Em Obras
A concessionária do espaço é a Opinião Produtora também responsável pela administração do auditório Araújo Viana. A empresa poderá administrar os dois espaços até junho de 2031. A casa localizada na Rua da República, no bairro Cidade Baixa, está em obras há três anos, com  finalização em janeiro de 2023.

O teatro terá capacidade para receber 208 pessoas.

Inaugurado em 1970, de forma provisória, o  teatro foi o primeiro de responsabilidade do município. Em 1999, recebeu o nome de Túlio Piva, em homenagem ao músico gaúcho


 

Acompanhe a prefeitura nas redes