Festival de Música de Porto Alegre

O Festival de Música de Porto Alegre é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC). A 15ª edição do Festival  foi lançada no dia 20 de novembro. O evento, que não era realizado havia quatro anos, acontecerá em 2024 com um orçamento seis vezes maior e diversas novidades. A grande final está marcada para 31 de março de 2024, no Parque Farroupilha.

O objetivo do Festival de Música de Porto Alegre é valorizar o movimento musical da cidade e os talentos locais. Estão previstas etapas em regiões descentralizadas de Porto Alegre, buscando envolver todas as comunidades. O orçamento é de R$ 218,3 mil, sendo R$ 65,4 mil do município e o complemento via Secretaria Estadual da Cultura (Sedac).

Inscrições - serão realizadas no período de 9 de dezembro de 2023 a 23 de janeiro de 2024. Podem participar canções de todos os gêneros e estilos musicais. Serão aceitas músicas inéditas, entendidas como aquelas que não tenham sido editadas, registradas ou comercializadas em CDs, DVDs, sites de streaming e/ou veiculadas em emissoras de TV, rádios, comerciais ou similares; ou premiadas em outros festivais.

Eliminatórias e final - Serão classificados 44 concorrentes para as eliminatórias. Elas ocorrerão em março de 2024, nas seguintes datas:

- 2 de março, na Zona Sul;
- 9 de março, na Zona Norte;
- 16 de março, na Zona Leste;
- 23 de março, Centro Histórico;
- 31 de março, final no Parque Farroupilha.

Premiação - Os vencedores da categoria Música em Geral (1º lugar) e Músico de Rua se apresentarão no Revéillon 2024/2025 de Porto Alegre. Os agraciados receberão um troféu concebido pelo escultor, arquiteto e urbanista Vinicius Vieira. Haverá ainda premiação em dinheiro para as categorias Kids (de 6 a 17 anos); música em geral; música de rua; melhor instrumentista; música mais popular; música revelação e melhor torcida.