Prêmios

Prêmios Açorianos de Artes Cênicas
Os Prêmios Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantil são os principais prêmios para as artes cênicas no Rio Grande do Sul. Buscam destacar a atividade teatral produzida na. Aos vencedores é entregue um troféu criado em 1993 pelo artista plástico Vasco Prado. Além do troféu, é concedido, também, um valor em dinheiro para as categorias principais de cada um dos prêmios.

Prêmio Açorianos de Artes Plásticas
A cria√ß√£o deste pr√™mio, concebido e realizado pela ent√£o Coordena√ß√£o de Artes Pl√°sticas da Secretaria Municipal da Cultura. Al√©m de atender uma exig√™ncia da comunidade art√≠stica ga√ļcha, tem o objetivo de¬† destacar as importantes produ√ß√Ķes locais em artes pl√°sticas e tamb√©m registrar os in√ļmeros eventos e exposi√ß√Ķes do sistema das artes na cidade.¬†

Prêmio Açorianos de Dança
A premiação de caráter anual tem entre seus objetivos consagrar o melhor da produção da Cidade. Para contemplar toda a diversidade dessa arte o Prêmio Açorianos de Dança é dividido em diversas categorias.

Prêmio Açorianos de Literatura
O Pr√™mio A√ßorianos de Literatura, institu√≠do em 1994, √© uma das mais importantes premia√ß√Ķes do segmento no Rio Grande do Sul, contribuindo para o est√≠mulo e reconhecimento de obras, autores, editoras e projetos. S√£o dez categorias: Conto, Cr√īnica, Ensaio de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infanto-Juvenil, Narrativa Longa, Poesia. Capa e Projeto Gr√°fico foram extintos em 2017. Os vencedores de cada categoria concorrem ao ‚ÄúLivro do Ano‚ÄĚ.

Pr√™mio A√ßorianos de M√ļsica
O Pr√™mio A√ßorianos de M√ļsica √© concedido anualmente¬†com o objetivo de destacar a produ√ß√£o musical da cidade. S√£o diversas categorias que reconhecem o talento e a musicalidade de instrumentistas, int√©rpretes, bandas e compositores de todos os g√™neros.

Prêmio Carlos Carvalho
O Concurso Nacional de Dramaturgia - Pr√™mio Carlos Carvalho √© realizado bianualmente no m√™s de setembro para premiar textos teatrais in√©ditos de autores brasileiros. Ser√£o premiados os cinco melhores trabalhos, sendo os tr√™s primeiros com pr√™mio em esp√©cie e a edi√ß√£o em livro, e os outros dois com Men√ß√Ķes Honrosas.

Prêmio Joaquim Felizardo
A premiação homenageia em diversas áreas: artistas, intelectuais, iniciativas, mídia e mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade. A homenagem ao professor Joaquim Felizardo pretende reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas acima de tudo os valores humanistas que nortearam a sua existência como os princípios da amizade e da solidariedade. Joaquim Felizardo também foi o criador da Secretaria Municipal da Cultura.