Prêmios

Prêmios Açorianos de Artes Cênicas
Os Prêmios Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantil são os principais prêmios para as artes cênicas no Rio Grande do Sul. Buscam destacar a atividade teatral produzida na. Aos vencedores é entregue um troféu criado em 1993 pelo artista plástico Vasco Prado. Além do troféu, é concedido, também, um valor em dinheiro para as categorias principais de cada um dos prêmios.

Prêmio Açorianos de Artes Plásticas
A criação deste prêmio, concebido e realizado pela então Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura. Além de atender uma exigência da comunidade artística gaúcha, tem o objetivo de  destacar as importantes produções locais em artes plásticas e também registrar os inúmeros eventos e exposições do sistema das artes na cidade. 

Prêmio Açorianos de Dança
A premiação de caráter anual tem entre seus objetivos consagrar o melhor da produção da Cidade. Para contemplar toda a diversidade dessa arte o Prêmio Açorianos de Dança é dividido em diversas categorias.

Prêmio Açorianos de Literatura
O Prêmio Açorianos de Literatura, instituído em 1994, é uma das mais importantes premiações do segmento no Rio Grande do Sul, contribuindo para o estímulo e reconhecimento de obras, autores, editoras e projetos. São dez categorias: Conto, Crônica, Ensaio de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infanto-Juvenil, Narrativa Longa, Poesia. Capa e Projeto Gráfico foram extintos em 2017. Os vencedores de cada categoria concorrem ao “Livro do Ano”.

Prêmio Açorianos de Música
O Prêmio Açorianos de Música é concedido anualmente com o objetivo de destacar a produção musical da cidade. São diversas categorias que reconhecem o talento e a musicalidade de instrumentistas, intérpretes, bandas e compositores de todos os gêneros.

Prêmio Carlos Carvalho
O Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho é realizado bianualmente no mês de setembro para premiar textos teatrais inéditos de autores brasileiros. Serão premiados os cinco melhores trabalhos, sendo os três primeiros com prêmio em espécie e a edição em livro, e os outros dois com Menções Honrosas.

Prêmio Joaquim Felizardo
A premiação homenageia em diversas áreas: artistas, intelectuais, iniciativas, mídia e mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade. A homenagem ao professor Joaquim Felizardo pretende reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas acima de tudo os valores humanistas que nortearam a sua existência como os princípios da amizade e da solidariedade. Joaquim Felizardo também foi o criador da Secretaria Municipal da Cultura.

 

Acompanhe a prefeitura nas redes