Semana Farroupilha

O Acampamento Farroupilha é o maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha, para comemorar a Revolução Farroupilha. É realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, mais conhecido como Parque da Harmonia, durante o mês de setembro. Em 2022, recebeu 230 Piquetes que apresentaram seus projetos culturais sobre o tema  Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras. 

História
O evento hoje conhecido como Acampamento Farroupilha nasceu junto com a criação do Parque da Harmonia em 1981. Entre 1981 e 1983 não havia exatamente um acampamento, e sim grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área da chamada fazendinha. Nesta época, considerado "pionero", o Piquete Chimango, da família Carrão, fundado em 1979. Eles cavalgavam até o parque, um ou dois dias antes do desfile de 20 de setembro, fazendo do parque uma pousada ou ponto de concentração. Os mais antigos frequentadores do parque da Harmonia faziam suas gauchadas bebendo e tocando gaita ponto e violão, principalmente nos finais de semana. Em 1984 a Fazendinha do Harmonia passou a ser administrada pela antiga Epatur (empresa pública municipal, responsável pelo turismo da Capital). 

O Parque da Harmonia em março de 1987 recebeu o nome de Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Neste ano foi formalmente realizado o 1º Acampamento Farroupilha, reunindo diversos centros de tradições gaúchas (CTG’s) e entidades congêneres um tanto menores ou de abrangência mais localizada, chamadas Piquetes, que fazem parte do evento até hoje. O pioneiro em montagem de galpão são os piquetes Velho Camboim e Marasquim e nessa mesma época os acampamentos incorporam CTG's, DTG's, piquetes e entidades diretamente ligadas à cultura gaúcha. 

Prefeitura Homologa Piquetes do Acampamento Farroupilha 2023