Agenda Cultural

Destaques da Agenda

Palestra sobre Acampamento Farroupilha 2024
A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, junto com a Gam3 Parks - concessionária responsável pela gestão do Parque Harmonia - promove no dia 17 de abril, às 19h, no Teatro Renascença, palestra sobre o Centenário de Jayme Catetano Braun, tema dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul 2024. O palestrante será Cândido Brasil, presidente da Estância da Poesia Crioula.
Leia Mais

Viva o Centro a Pé 
Neste sábado, 20, às 10h, a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) promove mais uma edição do projeto Viva o Centro a Pé, com destaque para o Museu do Percurso do Negro.
Leia Mais

Cinema

Fantaspoa
A Cinemateca Capitólio recebe, a partir desta quinta-feira, 11, a programação do Fantaspoa, o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina.  

Inscrições para ExpoFavela RS 2024
(até 31 de maio)

As inscrições para a ExpoFavela 2024 Rio Grande do Sul abrem nesta quinta-feira, 4, durante a realização do Show da Cufa, a partir das 17h, no Morro da Cruz (Travessa São João, 186 – São José), zona Leste.
Leia Mais


Exposições


Exposição sobre artistas negros 

(até 1º de julho)
O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec) inaugura na quinta-feira, 11, às 19h, a exposição Nunca Estivemos Sós: Negrografias da Dança Cênica de Porto Alegre no Século XX. A visitação no Saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Erico Verissimo, 307 - Menino Deus) vai até o dia 1º de julho. A entrada é gratuita.
Leia Mais

Outras formas de ver a cidade 
(Até 31 de maio)

O Paço Municipal (praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico) recebe a mostra Veracidade, que poderá ser visitada, gratuitamente, a partir de quinta-feira, 28, das 9h às 17h. A exposição, em comemoração aos 252 anos de Porto Alegre, apresenta trabalhos de mais de 30 fotógrafos convidados. Também contará com Eurico Salis, apresentando duas imagens.
Leia Mais

Retrospectiva de Luiz Carlos Felizardo na Pinacoteca Ruben Berta
(até 12 de abril)

Luiz Carlos Felizardo (Porto Alegre, 1949) é o artista homenageado do 16º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Como parte da programação do prêmio, será inaugurada na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico) a exposição individual Desenho: Fotografias de Luiz Carlos Felizardo. A mostra retrospectiva busca apresentar a obra do fotógrafo porto-alegrense à luz daquela que é sua primeira referência estética: os desenhos do ilustrador francês Gustave Doré (1832-1883). A inauguração da exposição acontecerá nesta quinta-feira, 7, das 18h às 21h. A mostra ficará em cartaz de 8 de dezembro a 12 de abril do próximo ano, com visitação de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
Leia Mais