Cerca de 200 pessoas acompanham audiência pública para modernização da Central do Cidadão

17/05/2021 16:34
Giulian Serafim / PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Iniciativa busca interligar os canais de atendimento do Município, qualificando a comunicação entre o Executivo e o cidadão

A audiência pública virtual promovida pela prefeitura e Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria sobre a Central do Cidadão ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, com a participação de aproximadamente 200 pessoas. A iniciativa busca interligar todos os canais de atendimento do Município, modernizando e qualificando a comunicação entre o Executivo e o cidadão. 

“A tecnologia tem que vir para poder melhorar a vida, e a pandemia escancarou o quanto muitos governos do país ainda são analógicos. No caso de Porto Alegre, o 156 não se atualizou. Nós temos que ter uma porta de entrada e portas de saída que correspondam às demandas da população e isso se faz com um sistema inteligente” - Prefeito Sebastião Melo.

A busca por melhorias foi ressaltada também pelo vice-prefeito Ricardo Gomes. “Desde os primeiros minutos que assumimos, trabalhamos nesta pauta”, disse.  O secretário Gustavo Ferenci destacou que a prefeitura está disseminando na sociedade uma cultura tecnológica, com a necessária centralização das demandas dos cidadãos. “Essa modernização caminha ao lado da inclusão, uma vez que boa parte das pessoas que mais precisam ter suas demandas acolhidas não têm ainda familiaridade com os meios digitais”, salientou. 

Em abril, ocorreu uma consulta pública com empresas. Após, Ferenci realizou uma série de reuniões virtuais com cidades que possuem experiência e modelos de cases inteligentes para compartilhar com a capital gaúcha. “Depois de Medelin, São José do Campos, Barcelona e Curitiba, temos muitos exemplos para a partir de agora iniciarmos a construção do Termo de Referência para a contratação de empresa de solução tecnológica.” 

Projeto - A prefeitura possui estratégias diferentes para cada um dos canais utilizados (#EuFaçoPoa; 156 Web; Call Center). Porém, eles atuam de maneira independente, ou seja, de forma não integrada. Dos 452 itens da Carta de Serviços por exemplo, somente 154 podem ser solicitados on-line. Com a Central do Cidadão, a prefeitura vai migrar para um sistema omnichannel (que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento do público-alvo), com foco na experiência do usuário. Para que isso ocorra, todos os canais deverão funcionar de forma integrada, garantindo que o usuário seja capaz de usar o melhor de cada um dos canais durante a sua interação com os órgãos.

Participaram presencialmente do encontro os secretários municipais de Comunicação, Flávio Dutra, e do Gabinete de Inovação, Fernando Mattos; a presidente da Procempa, Letícia Batistela; a secretária adjunta da SMTC, Luciane Rache; e o secretário adjunto de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Urbano Schmitt. Parte da equipe da SMTC, que participou ativamente do projeto, também esteve presente.

Lisie Bastos Venegas

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes