Cuide-se

Guia de Apoio à Amamentação 

 

Projeto Amamentar é Tri 

O leite materno é o melhor alimento para os bebês e sua oferta deve ser estimulada de maneira exclusiva até os seis meses de vida e, de forma complementar, até os dois anos ou mais. Muitos estudos indicam que quanto mais prolongado o tempo que a criança recebe leite materno, maior a proteção contra diversas doenças crônicas, consideradas epidêmicas na atualidade, como obesidade e diabetes. Além disso, também já foi comprovado que a maior duração do aleitamento materno estimula que a criança atinja o pleno desenvolvimento da inteligência. Comprometidos com o crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças, foi desenvolvido o projeto Amamentar é Tri, uma parceria da SMS e SMED, que visa a manutenção do aleitamento materno, mesmo após o ingresso da criança na escola. 

Saúde da Mulher

Busque sua Unidade de Saúde de referência para realização de exames de rotina, entre eles:
Citopatológico do Colo do Útero: Este exame previne contra o câncer do colo do útero.
Mamografia (mulheres de 50 a 69 anos): Este exame detecta precocemente câncer de mama. Diagnóstico precoce aumenta em 95% a chance de cura

Em caso de atraso menstrual superior a 7 dias, você pode buscar sua Unidade de Saúde para realização de Teste Rápido de Gravidez. Se o resultado for positivo, a Unidade já fará sua primeira consulta de Pré-Natal.
Na primeira consulta de pré-natal a gestante já é informada sobre qual a maternidade que deve buscar no momento do parto
A Unidade de Saúde acompanhará todo o seu Pré-Natal e fará encaminhamento para consulta no Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco, caso haja necessidade.