Dados Importantes
O Gabinete da Causa Animal (GCA) reúne dados importantes, Estimativas e Indicadores, atualizados periodicamente para refletir novas evidências, resultados e transparência. São informações essenciais para a compreensão das ações, tendências e impactos das polÃticas públicas voltadas aos animais no municÃpio.
Confira os dados:
- Estimativa
-
A Prefeitura de Porto Alegre realizou o Censo Animal de Porto Alegre por meio de Projeto em 2023. A  Pesquisa, executada em entrevistas, apontou o aumento das relações humano-animais, que se intensificaram nos últimos anos em áreas urbanas, indicando a população canina e felina composta por uma parcela domiciliada, semi-domiciliada e não domiciliada.
Objetivos:
Focar ações de manejo populacionalAvaliar efetividade dos Programas e PolÃticas Públicas
Conforme o censo, são 533.873 cães e 281.532 gatos em toda a cidade. Deste total, os animais semi-domiciliados (aqueles que têm tutores e acessam a rua sem supervisão) somam 33,1% dos gatos (93 mil) e 8,5% dos cães (45 mil). Já os animais que vivem na rua chegam a 21.355 cães e 11.261 gatos.
Â
- Calamidade Pública 2024
-
A equipe da Causa Animal (GCA), forças de segurança e voluntários, resgatou 4,8 mil animais de áreas alagadas durante o perÃodo da Enchente em 2024, incluindo pets sem os tutores.
Abrigos emergenciais: média de 700 pets com os tutores
Abrigo Municipal: 500 animais na Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav)
Abrigo Credenciado: 100 animais.
Pontos Estratégicos na Usina do Gasômetro e Viaduto Ubirici: 3.500 animais recebidos pelas equipes da prefeitura em pontos, sendo acomodados em novas estruturas emergenciais.Â
Â
- Atendimentos
-
Entre janeiro e agosto de 2025, a Prefeitura de Porto Alegre realizou 64,5 mil atendimentos
Atendimentos em números:
- 41,8 mil procedimentos veterinários e exames na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav);
- 17,5 mil castrações em nove clÃnicas credenciadas e Usav;
- 4 mil atendimentos técnicos em visitas domiciliares;
- 1,2 mil procedimentos nas ações da Unidade Móvel;
- 140 adoções efetivadas em abrigos municipais e credenciados.As ações, que incluem iniciativas descentralizadas, por meio da unidade móvel, pronto atendimento na Usav e campanhas de sensibilização, garantem o bem-estar animal e o incentivo à adoção responsável, principais ferramentas no combate aos maus-tratos.
                                                                  Setembro/2025
- Castrações
-
São oito clÃnicas credenciadas para realização da cirurgia de castração em diversas regiões da cidade.
Até agosto de 2025, 14,3mil animais foram castrados.
O GCA realiza a Campanha Online via whats 156, na terceira semana de cada mês. São 2,7mil vagas disponibilizadas durante esta ação.
As Castrações também podem ser encaminhadas pela equipe do GCA, de acordo com os atendimentos e avaliação em ações na Unidade Móvel, Unidade de Saúde.
Â
- Adoção
-
Â
Animais acolhidos até o dia 10 de setembro: a rede do municÃpio abriga 361 animais (321 cães e 40 gatos).
Em 2025, 120 animais forma adotados.
Mais informações, acesse: Me adota!
Â
Â
Â