Partenon e Santa Rosa de Lima recebem inseticida nesta quarta

10/04/2019 08:33
Patrícia Coelho / Divulgação PMPA
SAÚDE
Até 6 de abril, são 36 os casos autóctones de dengue na Capital em 2019

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira, 10, operações para pulverizar inseticida no bairro Partenon, pela manhã, e Santa Rosa de Lima, à tarde. As ações estão programadas para 9h30 e 14h30, respectivamente.

No Partenon, a operação será em um trecho da rua Professora Luizinha W. Borges Fortes, aproximadamente entre os números 80 e 250, lados par e ímpar.

Esta ação acontece pela permanência, no bairro, durante o período de viremia (quando o vírus da dengue circula no organismo), de moradores de Três Passos, que contraíram dengue naquela cidade.

À tarde, no bairro Santa Rosa de Lima, a pulverização acontece pela confirmação de novos casos de dengue na região, que concentra todos os casos autóctones da cidade (quando o paciente não tem histórico de viagem, ou seja, contrai a doença na própria localidade). Será feita pulverização de um quarteirão:

- Ruas Cezário Lopes da Silva, Santa Rosa de Lima, Dídia Jardim Pinto e Valdemar Albino de Araújo.

Esta será a 19ª operação para pulverizar inseticida na região. Desde a confirmação do primeiro caso de dengue autóctone no bairro da zona Norte, a Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da SMS já realizou 18 operações, abrangendo 2.084 residências, explica o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior.

Para diminuir o risco de transmissão da doença no bairro, diferentes ações da prefeitura têm sido implementadas desde o início do ciclo de autoctonia da dengue. Mais de 1,2 mil visitas domiciliares e em comércio foram realizadas por agentes e fiscais da SMS. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana realizou 13 ações fiscalizatórias e programou para sexta-feira, 12, uma edição extraordinária do programa Bota-Fora.

Segundo dados divulgados pela SMS no balanço semanal de segunda, 8, o bairro Santa Rosa de Lima tem confirmados, até 6 de abril, 36 casos autóctones de dengue. Não há casos autóctones em outras regiões da cidade, segundo o mesmo boletim. Novo balanço será divulgado na próxima segunda-feira, 15.   

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil