Iniciativas de eficiência energética da Capital são destaque em congresso

27/11/2019 18:53
SMRI / PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Lemos apresentou a PPP de Iluminação Pública e o projeto Luz do Saber
Iniciativas que irão permitir a Porto Alegre ter todos os prédios da rede municipal de educação abastecidos com luz solar e a primeira PPP de Iluminação Pública da história do Estado foram temas em discussão durante o Congresso Mundial Transições Energéticas na América Latina - Direcionadores, Oportunidades e Desafios, que está sendo realizado no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 27.

Organizado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a Agência Internacional de Energia/ONU, o encontro tem por objetivo identificar as melhores iniciativas e projetos que tratem do tema energia renovável. Em sua palestra, o secretário municipal de Relações Institucionais, Christian Lemos, apresentou o projeto Luz do Saber, que busca a eficiência energética e a geração de energia sustentável nos prédios das 98 escolas públicas da prefeitura, nos quais estudam mais de 51 mil alunos.

A PPP de lluminação Pública, que vai realizar a troca dos mais de 100 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED, gerando economia estimada em cerca de 50% e significativa redução de impactos ambientais, também foi pauta da palestra de Lemos. “As cidades devem ser protagonistas nas soluções de sustentabilidade global. É nas cidades que a vida acontece e os governos locais têm papel fundamental na busca de soluções inovadoras”, diz Lemos.

O projeto Luz do Saber venceu edital publicado pela GIZ (Agência de Desenvolvimento e Cooperação do governo alemão em 2018.  A iniciativa prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em todas as escolas da rede pública municipal de Porto Alegre, adequando os prédios aos parâmetros internacionais de eficiência energética. Além da economia que seria proporcionada pela geração de energia e pela melhora na infraestrutura das escolas, o projeto corresponde a direta diminuição na emissão de gases de efeito estufa. “Além de ganhos econômicos e ambientais com a eficiência energética e a geração de energia renovável, vamos deixar um legado de conhecimento para todos os pais e alunos da rede pública municipal, envolvendo as comunidades e agregando elementos de conscientização, aprendizado e educação ambiental”, afirma.

Luz do Saber - Desde que a prefeitura foi selecionada no edital, técnicos da Felicity (assessoria que atua com a GIZ em escala mundial para tornar cidades e municípios capazes de desenvolver e implementar projetos de energia renovável elegíveis para financiamentos) já capacitaram 40 servidores para realizarem auditorias nas escolas. Setenta das 98 escolas já foram auditadas.

 

Claiton Magalhães

Fabiana Kloeckner