Mutirões de limpeza recolhem mais de duas mil toneladas de resíduos neste ano
Ao longo de 2025, os mutirões de limpeza promovidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheram um total de 2.316 toneladas de resíduos em diferentes pontos de Porto Alegre. As ações, realizadas sempre aos domingos, começaram em 5 de janeiro e se encerraram em 21 de dezembro, conforme a programação dos plantões das equipes regionais de limpeza.
Os locais escolhidos para os trabalhos integram a rotina operacional do DMLU e têm como objetivo o reforço da conservação em áreas com focos crônicos de lixo, alvos de descarte irregular de resíduos. A remoção de focos em diferentes áreas da cidade está dividida em cinco setores. A cada final de semana, uma das regionais identifica um ponto crítico e escala o efetivo necessário para a execução dos serviços.
As atividades das equipes contam com o auxílio de equipamentos de apoio, como caminhões e retroescavadeiras, que atuam de forma concentrada para ampliar o alcance dos serviços de limpeza já realizados rotineiramente em cada espaço. Cada foco possui um cronograma de atendimento, com frequências de ação diferenciadas e estipuladas conforme a demanda de limpeza para cada endereço.
O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, ressalta os benefícios para a cidade dos esforços da operação: "Esse montante de ações evita diversos problemas e garante a manutenção dos espaços públicos. Os mutirões de limpeza, em especial, contribuem para a preservação da saúde pública, ajudam a prevenir alagamentos e evitam a disposição e o acúmulo inadequado de resíduos. Os mutirões feitos a cada plantão complementam os serviços contínuos de limpeza urbana, reforçando o compromisso com uma cidade mais limpa e organizada”.
O DMLU reforça que a colaboração da comunidade é fundamental para manter a cidade limpa, com o descarte correto dos resíduos e o respeito aos dias e horários da coleta regular. Denúncias sigilosas ou solicitações de coleta de descarte irregular de resíduos (foco de lixo) podem ser encaminhadas pelo sistema 156. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Total de recolhido por mês:
Janeiro - 208 toneladas;
Fevereiro - 159 toneladas;
Março – 269 toneladas;
Abril – 95 toneladas;
Maio – 182 toneladas;
Junho – 184 toneladas;
Julho - 197 toneladas;
Agosto – 303 toneladas;
Setembro – 298 toneladas;
Outubro – 98 toneladas;
Novembro - 283 toneladas;
Dezembro – 40 toneladas.
Cristiano Vieira
