Ano termina com redução histórica de 70% no déficit de vagas na Educação Infantil
Porto Alegre vai fechar 2025 com o menor número já registrado de crianças na fila da Educação Infantil. Ao final do ano, são 920 crianças aguardando vaga, o que representa uma redução de 70% no déficit de vagas na etapa creche (0 a 3 anos) em comparação a 2024, quando a fila somava 3.077 crianças.
O avanço é resultado de um conjunto de medidas adotadas ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, entre as principais ações estão a publicação do decreto que regulamenta o acesso à etapa creche da Educação Infantil, o lançamento de um novo edital de credenciamento de escolas privadas e a ampliação de vagas tanto na rede própria, quanto na rede parceirizada.
“Essas iniciativas nos permitiram alcançar um resultado histórico para a cidade. Mas o nosso compromisso vai além da redução da fila: vamos seguir trabalhando até que todas as crianças tenham acesso garantido à educação infantil”, destacou o secretário.
A universalização do acesso à Educação Infantil é uma das prioridades do Porto da Educação e, conforme o planejamento da Smed, a meta é assegurar atendimento pleno até 2028, consolidando a educação como eixo central do desenvolvimento social da capital gaúcha.
Bianca Dilly