Município inicia levantamento para regularização na Vila Laranjeiras

02/09/2021 16:33
Anderson Guerreiro/SMHARF PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Parte das residências consideradas em risco ficam na base de uma pedreira desativada

Um encontro com moradores da Vila Laranjeiras, no bairro Morro Santana, marcou o início dos trabalhos de topografia na comunidade. Esses levantamentos são necessários para definir as áreas que podem ser regularizadas e as famílias que poderão ser reassentadas. 

A Vila Laranjeiras tem três das 118 áreas de risco mapeadas em Porto Alegre. Os dados são de levantamento feito há oito anos pela CPRM, atual Serviço Geológico do Brasil. Uma dessas áreas é uma pedreira desativada que tem moradias na sua base. 

Os estudos topográficos na área, uma demanda antiga do Orçamento Participativo, fazem parte do início do Programa de Regularização Urbanística e Fundiária (PRF). Este trabalho é sempre realizado em parceria com os moradores. 

“O que nos move é a possibilidade de alterar realidades. É um processo demorado. Eu vim aqui em janeiro e vi os problemas. A gente não aceita as realidades que vemos aqui, uma pena que não consigamos resolver tudo com a celeridade que gostaríamos e que a comunidade precisa. Mas hoje, para a Vila Laranjeiras, demos um importante passo”, comentou o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

Durante o encontro foram apresentados os dois topógrafos da Machado Engenharia que atuarão na comunidade. A empresa foi contratada por meio de processo licitatório. O trabalho em campo inclui a verificação de cada lote e também das edificações e seus ocupantes, mapeando toda a Vila Laranjeiras. Estudos anteriores mostraram que há cerca de 700 moradias na comunidade. 

Processo - O secretário destacou que o processo iniciado nesta quinta-feira, 2, não tem o objetivo de tirar a casa dos moradores, mas sim regularizar o que for possível e encaminhar a situação das famílias que tecnicamente não poderão ter seus lotes regularizados. “O processo é longo e demorado, mas ele precisa começar”, complementou o secretário. 

A reunião com moradores ocorreu na Igreja Congregação Laranjeiras e também teve a presença de técnicos do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e da Subprefeitura Leste, além da vereadora Daiana Santos, moradora da comunidade. Após o encontro foi realizada uma caminhada por ruas da parte alta da Laranjeiras. 

Anderson Guerreiro

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes