Conselho de Habitação discute critérios de seleção do Minha Casa, Minha Vida

09/05/2025 09:31

Os critérios de seleção para famílias nos novos empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, foram discutidos na reunião do Conselho Municipal de Acesso à Terra e Habitação (Comathab), realizada na noite desta quinta-feira, dia 8, no auditório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O encontro reuniu representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e organizações comunitárias para debater o tema.

A escolha e seleção das famílias está sendo construída pelas equipes técnicas do Departamento, com base nos critérios definidos pela Portaria nº 738/2024, do Ministério das Cidades, que orienta o processo de seleção dos beneficiários. O diretor-geral do Demhab, André Machado, abriu a reunião detalhando todas as etapas desse processo. Esses critérios também serão apresentados aos delegados e conselheiros do Orçamento Participativo (OP), nas regiões onde os empreendimentos habitacionais serão implantados.

Durante o encontro, foi anunciada a nova data para a atualização cadastral dos inscritos no programa Minha Casa, Minha Vida: o processo estará aberto de 1º a 30 de junho. Mais informações e orientações serão divulgadas em breve.

Comathab – O conselho foi criado em 1995 e atua, principalmente, na proposição, deliberação e fiscalização da política habitacional de interesse social em Porto Alegre. É formado por 27 membros: nove representantes de órgãos públicos, nove de entidades comunitárias e nove de entidades de classe. Cada conselheiro tem mandato de dois anos.

Cindy Vitali

Bianca Dilly