Hortas Comunitárias Agroflorestais
O projeto Hortas Comunitárias Agroflorestais é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, implementado pela Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). A execução é em parceria com a OSC Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais - ECOS, com recursos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
Serão 68 hortas instaladas nas 17 regiões da cidade. Os locais foram indicados pelo Orçamento Participativo (OP) e o Fórum de Agricultura Urbana de Porto Alegre (Faupoa). Baseado na agroecologia, o projeto promove segurança alimentar, regeneração dos solos e integração comunitária.
Por que Hortas Comunitárias Agroflorestais?
Usando técnicas agroflorestais, as hortas imitam a floresta, com densidade e biodiversidade, misturando muitas espécies de plantas diferentes. Usufruindo da sucessão, respeitando as características e o tempo de cultivo de cada uma, garantindo uma estratificação quase que permanente.
A AGROFLORESTA é um modo de plantar, onde árvores, hortaliças, flores, frutas e plantas medicinais crescem juntas, formando um sistema equilibrado, produtivo e regenerativo.
O cultivo de baixo carbono, reduz a degradação do solo, tornando as áreas de plantio mais resistentes a secas, inundações e pragas, além da recuperação de áreas degradadas ou pouco produtivas. Além disso há maior retenção de água no solo, exigindo menos irrigação.
Esse modelo se integra à Agroecologia, que valoriza o cuidado com o solo, a biodiversidade e os saberes populares. Ao unir a produção de alimentos com a preservação ambiental, e o fortalecimento das comunidades, colhemos saúde e qualidade de vida para a terra, e para quem dela vive e cuida.
Quais os benefícios de participar de uma Horta Comunitária?
As hortas comunitárias são muito mais que lugares para plantar. São espaços de encontro e bem-viver, onde a gente se reúne para cuidar da terra e colher os frutos do trabalho coletivo. As hortas valorizam as comunidades, ao transformar espaços antes ociosos em áreas verdes produtivas.
Quem participa, pode colher alimentos frescos e sem agrotóxicos. Isso garante uma alimentação mais saudável e nutritiva e ainda o resgate da relação com a terra, o cultivo e as pessoas, fortalecendo as comunidades como um todo.
Saiba mais e participe!
Entre em contato com a subprefeitura da sua região. Clique aqui.
Hortas Comunitárias Agroflorestais: Cultivando Alimentos. Fortalecendo Comunidades. Colhendo Sustentabilidade.
CADASTRAMENTO GERAL DE HORTAS COMUNITÁRIAS DE PORTO ALEGRE
Em busca do fortalecimento da agricultura urbana na Capital, a SMGOV realiza essa iniciativa, que busca mapear, apoiar e ampliar o trabalho realizado por comunidades que já cultivam – ou desejam cultivar – alimentos de forma coletiva.
Com o cadastro, grupos comunitários poderão tanto solicitar apoio para criar novas hortas quanto receber orientação para manter e expandir iniciativas já existentes.
A inscrição tem caráter prévio e permitirá à prefeitura identificar demandas reais, planejar novos programas e organizar a oferta de capacitações e assistência. A execução das ações, no entanto, dependerá da disponibilidade de recursos e das condições estruturais do municípios.
Cadastre a sua horta em uma das opções abaixo:
CLIQUE AQUI PARA O CADASTRO DE HORTA JÁ EXISTENTE
CLIQUE AQUI PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE EM IMPLEMENTAÇÃO DE NOVA HORTA