Emei Ilha da Pintada recebe doação de 250 livros para incentivo à leitura

09/05/2025 15:52

A Escola de Educação Infantil (Emei) Ilha da Pintada recebeu nesta sexta-feira, 9, um acervo de 250 livros de literatura nacional e estrangeira por meio do projeto nacional Pró-Biblioteca III, que destina obras a instituições e escolas públicas para incentivar o hábito da leitura.

O secretário adjunto da Educação, Maurício Cunha, participou do ato de entrega, e falou da satisfação em ver as 14 escolas da rede de Porto Alegre atingidas pela enchente recuperadas, reconstruídas e em plena atividade. "É gratificante ver o engajamento e esforço coletivo da administração municipal, equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), comunidade escolar e entidades parceiras para superar os desafios e fortalecer ainda mais o trabalho realizado nas escolas. Projetos como esse são fundamentais para fomentar a leitura e ampliar o acesso ao livro às nossas crianças", afirmou.

A diretora da Emei Ilha da Pintada, Luciana Scolari, falou da importância de iniciativas que contribuam para o incentivo à leitura e a qualificação do ensino.  "O livro continua sendo o carro chefe na educação e uma ferramenta valiosa para aprendizagem especialmente na educação infantil. Esta é uma entrega significativa que será muito bem aproveitada pelos nossos alunos que terão acesso às obras em todos os espaços da escola".

O projeto contempla o envio de 60 acervos bibliográficos para bibliotecas e escolas públicas brasileiras, de títulos de referência infantis, infantojuvenis e de literatura nacional e internacional através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet -. Ao todo, 15 mil livros deverão ser distribuídos por todo Brasil. No Rio Grande do Sul o projeto beneficiará 60 escolas, priorizando as mais impactadas pela enchente de 2024. 

Novo espaço de leitura - A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Antônio Giudice, no bairro Humaitá, passa a contar com novo espaço de leitura. A sala totalmente reformulada, recebeu novo mobiliário, prateleiras, puffs, armários e 200 livros infantojuvenis, além de um notebook para proporcionar espaço adequado e com mais qualidade aos cerca de 900 alunos da instituição. A doação foi realizada por meio de um patrocínio da empresa John Deere, pela Lei de incentivo à Cultura, com produção da Amora Produções Culturais. Ao todo, foram investidos R$ 27 mil.

Jennifer Morsch

Lissandra Mendonça