Artigo: Educação que planeja, executa e entrega resultados

09/01/2026 08:07

O ano de 2025 marcou uma virada na educação pública de Porto Alegre. Não foi um período de soluções improvisadas ou ações isoladas, mas de planejamento, decisões estruturantes e execução responsável.

Logo no início do ano, lançamos o Porto da Educação, um pacote estratégico que organiza prioridades, metas e ações para os próximos quatro anos.

Na alfabetização, avançamos como nunca. Com a criação do Alfabetiza+POA, instituímos uma política inédita de incentivo, com bolsa em dinheiro para professores e supervisores alfabetizadores. O resultado dessas e de outras ações foi concreto: 73% dos estudantes lendo ao final do 2º ano, o maior índice da série histórica do Município.

Também inovamos ao criar o Auxílio Material Escolar, garantindo dignidade às famílias e condições reais de aprendizagem. Duplicamos o número de agentes de educação inclusiva, por meio do Incluir+POA, e valorizamos os servidores com a criação de gratificações, como a Geduc.

O contraturno ganhou força com o Porto do Saber, com capacidade para até 10 mil alunos, e a educação integral avançou com o Integraliza POA, que garantirá 90% mais estudantes nesta modalidade. Na Educação Infantil, alcançamos um marco histórico: pela primeira vez, a fila por vagas caiu para menos de mil crianças.

Retomamos a construção da EMEI Moradas da Hípica, a primeira de sete obras de escolas paradas há mais de uma década que serão retomadas até o final de 2026. Também qualificamos a gestão escolar com o novo processo de habilitação de diretores e lançamos o primeiro currículo próprio do Ensino Fundamental do Município.

Encerramos o ano com a maior PPP de Educação do Brasil, a Escola Bem-Cuidada, que vai entregar 10 novas creches, reformar e manter todas as escolas municipais e criar 1,8 mil vagas onde a cidade mais precisa.

Em 2026, colheremos os frutos das decisões tomadas, ao mesmo tempo em que seguiremos enfrentando desafios históricos e promovendo as transformações necessárias para elevar, de forma permanente, o patamar da educação em Porto Alegre.

Leonardo Pascoal
Secretário de Educação de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de 9 de janeiro de 2026 do jornal Zero Hora  

 

Cristiano Vieira