Canais digitais são alternativas para se comunicar com a prefeitura

19/02/2021 08:46

Os canais digitais são as alternativas mais rápidas e fáceis para o cidadão se comunicar com a prefeitura. Para acessar o 156Web-Conecta Cidadão e aplicativo #EuFaçoPOA, basta estar conectado à internet. Além de não ter que esperar para ser atendido, quem utiliza as ferramentas on-line ajuda a desafogar o telefone 156, que vem registrando alta demanda devido à busca por informações pelos serviços de saúde.

Segundo dados da Secretaria Municipal Transparência e Controladoria, desde 22 de janeiro, o atendimento pelo site 156 cresceu 1.210% e o aplicativo 2.085% em consultas sobre saúde, o que revela que os esforços da prefeitura para facilitar o acesso aos canais estão tendo bom resultado. “O apoio da imprensa na divulgação das opções on-line tem sido fundamental no nosso apelo para que as pessoas que têm opção de acesso à internet usem essas ferramentas”, afirma o titular da pasta, Gustavo Ferenci. 

Em pouco menos de um mês, o número de ligações para o telefone 156 da prefeitura, na opção de serviços de saúde, cresceu 286%. No entanto, apenas 18% das ligações recebidas pelo canal telefônico geraram protocolo. A sobrecarga no sistema ocorre também devido ao aumento no tempo médio de atendimento, de cerca de 2 minutos para cerca de 6 minutos. 

Canais digitais da prefeitura:

Aplicativo #EuFaçoPOA - Oferece vários serviços públicos prestados pela prefeitura aos usuários de dispositivos móveis, de forma ágil e acessível. Para acessar basta fazer o download do aplicativo nas lojas oficiais para Android e Apple. O login é feito pelo sistema gov.br, do Governo Federal, que utiliza o número do CPF para o 1º acesso. 
 
156Web-Conecta Cidadão - Recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. É possível registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web, com acesso pela Central do Cidadão.

Lissandra Mendonça

Andrea Brasil

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