Conferência Municipal de Saúde: preparatória debate movimentos sociais

03/03/2023 11:05
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Esta foi a segunda de quatro reuniões que antecedem a etapa municipal

O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas foi a tônica de encontro preparatório para a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O público somou cerca de 200 pessoas que lotaram o auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira, 2.

Esta foi a segunda de quatro reuniões que antecedem a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para o mês de julho. Para nortear a discussão, a assistente social e ex-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Letícia de Oliveira Garcia, contextualizou o tema do eixo em destaque.

Após, o público foi dividido em quatro grupos, que ocuparam salas separadas para facilitar a troca de ideias. Ao final na noite, foram aprovadas as propostas de cada grupo, que serão levadas à etapa final da conferência.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretário Sparta acompanhou encontro e destacou importância do debate

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destacou a importância do espaço de debate. "Daqui iremos tirar o norte para as ações que estarão dentro do nosso Plano Municipal de Saúde", afirmou.

Os encontros preparatórios da Conferência dão direito ao participante de definir as prioridades na área para levar ao evento final, previsto para os dias 23, 24 e 25 de março, no Salão de Atos da Ufrgs. A programação é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No momento, as inscrições para as pré-conferências estão encerradas, mas algumas vagas podem ser abertas no dia do encontro, caso os inscritos não compareçam. Confira as datas e temas de cada eixo e consulte o site para obter mais informações.

Próximas pré-conferências temáticas:

09/03 - Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Abordará a totalidade do SUS como a integralidade, financiamento, comunicação e a reafirmação da saúde como direito de todos e dever do Estado.

16/03 - Amanhã será outro dia para todas as pessoas - Será tratada a definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princípios constitucionais do SUS.

O tema central desta edição da conferência, que ocorre a cada quatro anos, é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. O evento está aberto à participação de pessoas vinculadas ao Sistema Único de Saúde, como trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil