Conteúdos relacionados a: Conselho Municipal de Saúde

Começa etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde

Preparatórias dão direito a voto para definir prioridades no evento final, em março
23/02/2023 12:20

230216_CristineRochol_CMSPreConferencia_SMS_3821.jpg

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A análise conjuntural e situacional da área da saúde em Porto Alegre foi pauta da abertura da etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde, na noite desta quinta-feira, 16. Com o tema O Brasil que temos. A abertura ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na avenida João Pessoa, 52.

O debate deu início às discussões da etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em julho. Para nortear a discussão, o professor de Saúde Coletiva da Ufrgs, Alcides Miranda, contextualizou o tema do eixo em destaque. Após, o público foi dividido em quatro grupos, que ocuparam salas separadas para facilitar a troca de ideias. Ao final na noite, foram aprovadas as propostas de cada grupo para o eixo temático, que serão levadas à etapa final da conferência.

O cronograma da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, inclui quatro pré-conferências. Os encontros dão direito à pessoa participante de ter direito à expressão e voto para definir as prioridades em saúde da cidade no evento final, previsto para os dias 23, 24 e 25 de março, no Salão de Atos da Ufrgs.

No momento, as inscrições para as pré-conferências estão encerradas tendo em vista que as vagas disponíveis foram preenchidas. No entanto, levando em consideração o grande absenteísmo das pessoas inscritas no primeiro dia, a orientação da Comissão Organizadora da 9ª CMSdePOA para quem não conseguiu se inscrever é que escolha um dos três eixos que ainda ocorrerão e faça sua inscrição no local, a partir das 18h30min, quando liberam as vagas dos faltantes. Então, é importante que confira abaixo as datas e temas de cada eixo e siga acompanhando o site para obter mais informações.

Pré-conferências temáticas: 

(Local: auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na avenida João Pessoa, 52 - 4º andar)

16/02 - Eixo 1 - O Brasil que temos. O Brasil que queremos - Abordará a análise conjuntural e situacional da saúde na região local - REALIZADA.
02/03 - Eixo 2 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas - Tratará do caráter democrático dos conselhos de saúde e do fortalecimento do controle social como afirmação do direito à saúde e da participação social
09/03 - Eixo 3 - Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Abordará a totalidade do SUS como a integralidade, financiamento, comunicação e a reafirmação da saúde como direito de todos e dever do Estado
16/03 - Eixo 4 - Amanhã será outro dia para todas as pessoas - Será tratada a definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princípios constitucionais do SUS

O tema central desta edição da conferência, que ocorre a cada quatro anos, é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. O evento está aberto à participação de pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde.

 

Vanessa Conte e Katia Oliveira

Lissandra Mendonça