Conteúdos relacionados a: conferência municipal de saúde

Conferência Municipal de Saúde: preparatória debate movimentos sociais

03/03/2023 11:05

03/03/2023 11:05

O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas foi a tônica de encontro preparatório para a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O público somou cerca de 200 pessoas que lotaram o auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira, 2.

Esta foi a segunda de quatro reuniões que antecedem a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para o mês de julho. Para nortear a discussão, a assistente social e ex-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Letícia de Oliveira Garcia, contextualizou o tema do eixo em destaque.

Após, o público foi dividido em quatro grupos, que ocuparam salas separadas para facilitar a troca de ideias. Ao final na noite, foram aprovadas as propostas de cada grupo, que serão levadas à etapa final da conferência.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destacou a importância do espaço de debate. "Daqui iremos tirar o norte para as ações que estarão dentro do nosso Plano Municipal de Saúde", afirmou.

Os encontros preparatórios da Conferência dão direito ao participante de definir as prioridades na área para levar ao evento final, previsto para os dias 23, 24 e 25 de março, no Salão de Atos da Ufrgs. A programação é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No momento, as inscrições para as pré-conferências estão encerradas, mas algumas vagas podem ser abertas no dia do encontro, caso os inscritos não compareçam. Confira as datas e temas de cada eixo e consulte o site para obter mais informações.

Próximas pré-conferências temáticas:

09/03 - Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Abordará a totalidade do SUS como a integralidade, financiamento, comunicação e a reafirmação da saúde como direito de todos e dever do Estado.

16/03 - Amanhã será outro dia para todas as pessoas - Será tratada a definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princípios constitucionais do SUS.

O tema central desta edição da conferência, que ocorre a cada quatro anos, é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. O evento está aberto à participação de pessoas vinculadas ao Sistema Único de Saúde, como trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços.

 

Texto: Vanessa Conte

Edição: Andrea Brasil

Começa etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde

Preparatórias dão direito a voto para definir prioridades no evento final, em março
23/02/2023 12:20

230216_CristineRochol_CMSPreConferencia_SMS_3821.jpg

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A análise conjuntural e situacional da área da saúde em Porto Alegre foi pauta da abertura da etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde, na noite desta quinta-feira, 16. Com o tema O Brasil que temos. A abertura ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na avenida João Pessoa, 52.

O debate deu início às discussões da etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em julho. Para nortear a discussão, o professor de Saúde Coletiva da Ufrgs, Alcides Miranda, contextualizou o tema do eixo em destaque. Após, o público foi dividido em quatro grupos, que ocuparam salas separadas para facilitar a troca de ideias. Ao final na noite, foram aprovadas as propostas de cada grupo para o eixo temático, que serão levadas à etapa final da conferência.

O cronograma da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, inclui quatro pré-conferências. Os encontros dão direito à pessoa participante de ter direito à expressão e voto para definir as prioridades em saúde da cidade no evento final, previsto para os dias 23, 24 e 25 de março, no Salão de Atos da Ufrgs.

No momento, as inscrições para as pré-conferências estão encerradas tendo em vista que as vagas disponíveis foram preenchidas. No entanto, levando em consideração o grande absenteísmo das pessoas inscritas no primeiro dia, a orientação da Comissão Organizadora da 9ª CMSdePOA para quem não conseguiu se inscrever é que escolha um dos três eixos que ainda ocorrerão e faça sua inscrição no local, a partir das 18h30min, quando liberam as vagas dos faltantes. Então, é importante que confira abaixo as datas e temas de cada eixo e siga acompanhando o site para obter mais informações.

Pré-conferências temáticas: 

(Local: auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na avenida João Pessoa, 52 - 4º andar)

16/02 - Eixo 1 - O Brasil que temos. O Brasil que queremos - Abordará a análise conjuntural e situacional da saúde na região local - REALIZADA.
02/03 - Eixo 2 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas - Tratará do caráter democrático dos conselhos de saúde e do fortalecimento do controle social como afirmação do direito à saúde e da participação social
09/03 - Eixo 3 - Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Abordará a totalidade do SUS como a integralidade, financiamento, comunicação e a reafirmação da saúde como direito de todos e dever do Estado
16/03 - Eixo 4 - Amanhã será outro dia para todas as pessoas - Será tratada a definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princípios constitucionais do SUS

O tema central desta edição da conferência, que ocorre a cada quatro anos, é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. O evento está aberto à participação de pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde.

 

Vanessa Conte e Katia Oliveira

Lissandra Mendonça