Recuperação do Centro Histórico é debatida com donos de restaurantes e representantes do Orçamento Participativo

20/05/2021 10:41
Claiton Silva/SMPAE PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Schirmer frisou que as ações começam ainda em maio, com iniciativas na área da segurança pública

Uma comitiva da Associação dos Restaurantes do Centro de Porto Alegre (Arpoa) e integrantes do Fórum Regional do Orçamento Participativo (Frop) da Região Centro conheceram a proposta da prefeitura para a recuperar a região. Nessa quarta-feira, 19, o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, promoveu encontros com os dois grupos no intuito de ampliar o diálogo com a comunidade sobre o trabalho que vem sendo coordenado pela pasta.

Na primeira reunião, Schirmer debateu a proposta da prefeitura com os proprietários de restaurantes. Em sua apresentação, o secretário frisou que as ações começam ainda em maio, com iniciativas na área da segurança pública. “Nosso projeto possui fases e diversos eixos de operação. Começaremos atuando naquilo que apresenta resultados imediatos, pois é promovendo mais segurança que conseguiremos atrair novos públicos para bares, restaurantes e lancherias”, ressaltou.

Presente no encontro, o secretário Municipal de Segurança, Mario Ikeda, destacou que as ações englobam desde a maior presença da Guarda Municipal no bairro até o uso de novas tecnologias. “Nós iremos reforçar o patrulhamento e ampliar o nosso sistema de videomonitoramento, com o aporte de mais câmeras e a instalação de totens que realizam o monitoramento das áreas e permitem a comunicação direta com o cidadão”, garantiu.

Para Ari Anselmini, que fez uso da palavra em nome da Arpoa, uma das principais diferenças da atual proposta da PMPA está no histórico das pessoas envolvidas. “Existe uma grande distância entre a teoria e a prática. A teoria é muito bela. Mas a prática, muitas vezes, é diferente. Entretanto, sabemos que a equipe por trás do projeto é capacitada e temos muita confiança no prefeito e no secretário, homens cujo trabalho conhecemos há tempos”, afirmou.

A secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini, também compareceu à reunião. Em sua explanação, destacou as possibilidades existentes para colaboração da iniciativa privada com a renovação do Centro Histórico e se colocou à disposição para aprofundar o debate e esclarecer todas as dúvidas da associação.

Orçamento Participativo Com os integrantes do Fórum Regional do Orçamento Participativo (Frop) da Região Centro, Schirmer ressaltou a importância da participação da comunidade na construção de um projeto que atenda às reais necessidades do Centro Histórico. A reunião ampliou o debate sobre a recuperação do bairro, abrangendo pautas como habitação, educação e assistência social.

“O encontro trouxe outras perspectivas e tocou em temas relevantes para a comunidade. Pretendemos nos reunir com a associação de moradores e com outros grupos que pensam o Centro Histórico, recebendo a contribuição de todos que quiserem colaborar com o processo”, assegurou o secretário.

Representando o Frop da Região Centro, o conselheiro do OP Júlio Quadros destacou que é importante frisar a pauta da humanização da região. “Nós conhecemos a situação do Centro Histórico e estaremos permanentemente presentes para dar a nossa contribuição e fazer a nossa crítica, de forma sistemática, ao longo de todo o processo”, disse.

 

Claiton Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes