Porto Alegre recebe avaliadores para o Programa de Certificação What Works Cities

28/03/2024 20:15

Porto Alegre recebeu avaliadores do Programa de Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies nesta quarta-feira, 27 e quinta-feira, 28, que conduziram reuniões e observações em diversos órgãos municipais a respeito da governança orientada por dados.

“Participar do Programa de Certificação What Works Cities reforça o compromisso de Porto Alegre com a inovação e transparência na gestão pública. Esperamos alcançar a certificação WWC para deixar um legado para a cidade, permitindo identificar pontos fortes e áreas de melhoria na governança, aprimorando nossa capacidade de governança” - Prefeito Sebastião Melo.

Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), a prefeitura tem seguido um processo de preparação que incluiu estágios como autodiagnóstico, envio de documentação e avaliação in loco. Para o titular da SMPAE, secretário Cezar Schirmer, a busca pela Certificação WWC, em conjunto com outras medidas adotadas pelo Executivo Municipal, ilustram o esforço contínuo de Porto Alegre em fomentar um ecossistema de gestão pública moderno, seguro e eficiente. “Como secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, reitero nosso compromisso com a inovação e a transparência, pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossa cidade”, salienta.

O primeiro dia iniciou com uma reunião entre o prefeito Sebastião Melo, representantes de órgãos do executivo e os avaliadores, discutindo pontos fundamentais para a Certificação, como o questionário do programa e projetos que utilizam dados na tomada de decisões. Foram apresentados casos como a Sala de Situação, projetos de inteligência artificial na Saúde pela Procempa e indicadores de desempenho do DesenvolvePOA. Além disso, os programas Centro+4D e OrlaPOA foram destacados, culminando em uma visita à Orla do Guaíba, oportunidade em que os avaliadores puderam observar de perto iniciativas municipais em execução.

No segundo dia, as atividades continuaram com visita ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic), evidenciando o impacto do cercamento eletrônico na redução de furtos e roubos de veículos, através da sala de vídeo monitoramento. A discussão abordou, ainda, o Programa de Governo Digital, do Gabinete de Inovação.

A equipe também discutiu projetos prioritários do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), como Central do Cidadão, Papel Zero, Geoportal POA e Prontuário Eletrônico do Cidadão, destacando o compromisso com a modernização e eficiência dos serviços públicos. A segurança de dados e informações foi citada como impulsionadora da governança orientada por dados em Porto Alegre.

Ferramentas como ObservaPOA e POA em Análise foram abordadas como meio de divulgação de dados socioeconômicos, junto às melhorias proporcionadas pela Política Municipal de Tecnologias da Informação e Comunicação (PMTIC) e Governança Municipal de Tecnologias da Informação e Comunicação (GovTIC) e a Política de Governança de Dados e Informações Municipais (PGDIM) e seu modelo.

Padrão internacional - O Programa de Certificação What Works Cities (WWC), lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies e liderada pela Results for America, é o primeiro padrão internacional de excelência para governos municipais orientados por dados e bem administrados. A certificação reconhece e celebra prefeituras por seu uso excepcional de dados para informar a tomada de decisões, alocação de recursos, melhoria de serviços públicos, avaliação da efetividade de programas e engajamento de cidadãos.

Bethânia Helder

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes