Café com TI promove integração e troca de conhecimento na prefeitura

23/04/2024 12:29

Na manhã desta terça-feira, 23, a Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae), por meio da Coordenação e Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTI), promoveu o primeiro Café com TI, evento que marca o início de um diálogo contínuo entre os gestores de Tecnologia da Informação (TI) das diversas secretarias municipais.

Realizado no Sebrae, o Café com TI é a materialização de um compromisso da gestão com a integração e aprimoramento das práticas de tecnologia da informação em todos os níveis da administração municipal. Alinhado ao contexto digital em constante evolução, faz parte do Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicações (PCD-TIC), desenvolvido pela CGTI/Smpae. A essência do encontro reside na criação de um espaço mensal para compartilhamento de experiências e informações entre os gestores de TI de cada secretaria. Este fórum não apenas facilitará a disseminação de conhecimento, mas também servirá como um guia para ações de capacitação, delineando temas, critérios e metodologias essenciais para o desenvolvimento profissional dos servidores.

Cada secretaria designou um titular e um suplente de TI para participar dos encontros mensais, os quais terão duração de duas horas. Estes representantes serão encarregados de multiplicar as informações em seus respectivos setores, promovendo uma cultura de atualização e inovação em toda a administração municipal.

O titular da Smpae, secretário Cezar Schirmer, em relação à importância deste diálogo entre os pontos focais das secretarias, ressaltou que a gestão está comprometida com a inovação como forma de qualificar os serviços. "Para atualizar a administração municipal à realidade do mundo atual, criamos uma nova política de governança de TIC da prefeitura, iniciativa que busca mais maturidade e autonomia para a transformação digital da cidade."

Além do Café com TI, a prefeitura já empreendeu uma série de ações visando a superar os desafios identificados, como a falta de comunicação interna e a necessidade de fortalecer a governança de TIC. Isso incluiu a realização de seis Fóruns de Gestores em 2022, a criação do Portal de Informações (Wiki), a introdução de uma Newspapper focada em Governança de TIC, além de manuais didáticos e workshops.

 

Bethânia Helder

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes