Inteligência artificial da Procempa visa modernizar rotinas administrativas na prefeitura

08/05/2025 16:47
Julia Ferreira/PMPA
Processamento de Dados
SmartGen está hospedado nos servidores da Procempa, o que assegura a privacidade dos dados dos usuários

A Procempa lançou nesta quinta-feira, 8, o SmartGen, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa desenvolvida para garantir a privacidade de dados, modernizar e acelerar as rotinas administrativas. Apresentado à prefeitura no Centro Administrativo Municipal, o SmartGen será testado por diversos órgãos do município durante o período de dois meses.

“Este é um avanço importante rumo a uma gestão mais eficiente, transparente e conectada ao que há de mais inovador na tecnologia pública. Essa entrega reafirma nosso compromisso com a inovação responsável e com a transformação digital da administração pública”, afirmou a presidente da Procempa, Letícia Batistela.

O uso do SmartGen deve agilizar o atendimento no setor público, ao reduzir a necessidade de funcionários analisarem documentos extensos para responder a demandas simples. Ele está hospedado nos servidores da Procempa, o que assegura a proteção das informações e a privacidade dos dados inseridos nas interações com a inteligência artificial, explicou o supervisor técnico responsável pela equipe que desenvolveu o sistema, Marcio Scherer.

O período de testes inicia nesta quinta-feira, 8, e terá duração de dois meses, sendo utilizados nesse período pela Procuradoria Geral do Município, Secretaria da Fazenda, Gabinete da Inovação, Gabinete de Comunicação Social e Dmae, entre outros órgãos municipais.

Entre as principais funcionalidades da ferramenta estão a elaboração de resumos de documentos, transcrição de áudios, geração automatizada de pareceres e atas, além da consulta a processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a repositórios de documentos da administração municipal. A partir dos dados fornecidos ao SmartGen, o usuário pode interagir com a inteligência artificial por meio de perguntas, recebendo respostas baseadas nas informações inseridas.

 

Vicenti Ciotta (estagiário) / Supervisão: João Queiroz

Gilmar Martins