Dados preliminares do Censo 2022 já estão disponíveis no ObservaPOA

15/04/2024 13:58

O Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA) iniciou a divulgação dos dados preliminares do Censo 2022. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), o ObservaPOA disponibiliza uma ampla base de informações sobre o município, fornecendo uma visão abrangente da comunidade e seus indicadores, com dados segmentados por regiões e bairros.

Além de dar continuidade ao objetivo de organizar e disseminar informações sobre Porto Alegre, suas regiões, bairros e unidades de desenvolvimento humano para subsidiar decisões, estudos e pesquisas, o ObservaPOA articula a dinâmica de interrelação com as diferentes áreas do conhecimento municipal, estimulando o vínculo dos dados produzidos pelas secretarias, departamentos, órgãos e autarquias da prefeitura, garantindo rigor nas informações veiculadas pelo Sistema Municipal de Informações (SMI).

Nos arquivos disponibilizados no site do Observapoa, foram calculadas tanto a densidade demográfica (n° hab/km²) quanto a densidade urbana (nº hab/hectare) para cada setor censitário. A densidade urbana é uma medida de densidade mais propícia a análises intraurbanas, especialmente útil para bairros.

Bethânia Helder

Lissandra Mendonça