Novo sistema integrado de planejamento e gestão fiscal entra em operação em janeiro

01/09/2023 10:56
Giulia Veit/SMF/PMPA
Fazenda
Equipes receberam treinamento para inserir dados na LOA 2024

A partir de janeiro de 2024, a prefeitura começa a utilizar o Sistema Integrado de Gestão Fiscal (Sigef), que vai otimizar as atividades orçamentárias e financeiras. O Sigef assumirá o papel de cinco sistemas atuais independentes e se destaca por integrar os módulos de execução orçamentária, execução financeira e contabilidade para todas as secretarias do município, além de autarquias e da Câmara Municipal, que passará a enviar as emendas impositivas diretamente pelo sistema. Nesta semana, as equipes das secretarias que serão responsáveis por inserir os dados da Lei Orçamentária Anual de 2024 receberam treinamento.

“A implementação do Sigef vai elevar a qualidade das informações contábeis, um aspecto crucial para a avaliação da capacidade de pagamento do Município. À medida que Porto Alegre se prepara para essa transição tecnológica, fica evidente que a adoção do Sistema Integrado de Gestão Fiscal abrirá caminho para uma administração mais eficiente, transparente e sintonizada com as necessidades da cidade e de seus cidadãos”, destaca o secretário da Fazenda Rodrigo Fantinel.

Facilidades - Entre mudanças trazidas pelo Sigef, está a extinção dos Pedidos de Liberação (PLs), que simplifica a liberação de recursos e agiliza a prestação de serviços à população. Outra novidade é a possibilidade de fechamento diário das contas, que proporciona maior transparência e informações em tempo real, abrindo espaço para um acompanhamento detalhado e uma tomada de decisões mais assertiva. “Essas melhorias não apenas modernizam todo o fluxo contábil e financeiro mas também garantem a alocação mais eficiente dos recursos públicos, em sintonia com as prioridades de cada área do governo”, explica o gerente do projeto, Davi Correa de Oliveira.

Garantias - O projeto foi desenvolvido pelo estado de Santa Catarina e já é utilizado nos municípios de Salvador e João Pessoa e nos estados do Maranhão, Rondônia e Rio Grande do Norte. A empresa que desenvolveu o sistema prestará todo suporte à prefeitura, além de realizar treinamentos. Após implantação, uma sala de suporte vai funcionar por três meses com equipe 100% disponível.

Elisandra Borba

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes