Projeto de educação para 400 alunos da rede municipal de ensino completa três anos

28/05/2022 07:23
Divulgação / SMED / PMPA
EDUCAÇÃO
Projeto foi desenvolvido para potencializar o ensino regular e fomentar o empreendedorismo entre crianças e jovens

A parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa completa três anos neste sábado, 28. O Termo de Fomento, que atende 400 estudantes de quatro Escolas de Ensino Fundamental (Emef) de Porto Alegre, tem como objetivo a implementação de um espaço de criação, o makerspace, dentro das escolas. O projeto foi desenvolvido para potencializar o ensino regular e fomentar o empreendedorismo entre crianças e jovens. 

A proposta pedagógica desenvolvida nas escolas permeia os quatros eixos de aprendizagem da educação em tempo integral: letramento, numeramento, educação para o sensível e iniciação científica. O atendimento é realizado durante três horas, de segunda-feira a sexta-feira, em turmas exclusivas de 25 alunos, de acordo com o calendário escolar. 

Com o auxílio de tecnologias digitais, como impressoras 3D, drones, tablets, ligadas às sete artes, música, games, cinema, literatura, pintura, arquitetura e escultura, as atividades com os estudantes, do 1º, 2º e 3º ciclos nas Emef Décio Martins Costa, Emef Dolores Alcaraz Caldas, Emef Mário Quintana e Emef Presidente Vargas, são desenvolvidas por um professor mentor articulado com as missões que serão desenvolvidas pelo professor tutor, em conjunto com o assistente pedagógico. 

O projeto, aplicado no contraturno escolar, oferece um método de ensino que coloca o aluno como protagonista do aprendizado. Na Emef Dolores Alcaraz Caldas e Emef Mário Quintana, os makerspaces são constituídos dentro de contêineres, oferecidos pelo Instituto, enquanto na Emef Décio Martins Costa e Emef Presidente Vargas, as atividades acontecem em salas da própria escola que foram reformadas.

A secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, destaca o quanto esses projetos influenciam positivamente no desenvolvimento de competências do estudante do século XXI. “Existe uma melhora na frequência escolar e no desempenho em outras disciplinas como matemática e português, além do conhecimento em novas tecnologias”, pontua. 

O CEO da Besouro, Vinicius Mendes Lima, lembra que a utilização de diversas ferramentas auxiliam na preparação para as constantes mudanças do mundo. Tudo isso somado aos valores de cidadania, responsabilidade e empatia. “Dentro do Makerspace, nós contemplamos quatro objetivos de desenvolvimento sustentável: a erradicação da pobreza, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades”, explica.

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes