Idosos e adolescentes atendidos pela assistência social visitam a Expointer
Cerca de 100 pessoas idosas e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) visitaram a Expointer, em Esteio. A iniciativa, realizada na segunda, 1º, e terça-feira, 2, foi organizada em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado.
Durante o passeio, o grupo circulou pelo Parque de Exposições Assis Brasil, conheceu estandes, teve contato com os animais e vivenciou de perto o ambiente rural proporcionado pela feira.
Os participantes incluÃram idosos que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro Dia do Idoso. Adolescentes entre 13 e 17 anos, acolhidos em abrigos residenciais, também puderam visitar a feira.
Considerada a maior feira de agronegócio da América Latina, a Expointer recebe milhares de visitantes todos os anos para conhecer inovações do setor, exposições de animais e atrações culturais.
“A Expointer é um espaço que reúne cultura, inovação e tradição. Essa visita amplia o repertório dos nossos adolescentes e proporciona momentos de lazer e convivência para os idosos, reforçando o papel da assistência social em garantir direitos e oportunidadesâ€, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
O SCFV voltado a adolescentes em Porto Alegre oferece atividades culturais, pedagógicas e esportivas para jovens em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária, estimulando a participação cidadã e preparando-os para o mundo do trabalho.
Já o serviço destinado a idosos promove atividades em grupo que incentivam a autonomia, a qualidade de vida e o fortalecimento de vÃnculos. O acesso aos programas ocorre por procura espontânea, busca ativa ou encaminhamentos dos CRAS e outras redes de atendimento.
Para o secretário-adjunto, Nelson Beron, a atividade reforça a importância de integrar diferentes gerações em um mesmo ambiente: “O contato com a natureza, os animais e a cultura do campo promove experiências únicas que contribuem para a inclusão social e para o bem-estar de todosâ€, completou. Â
Â
Cristiano Vieira