Debates sobre proteção contra eventos climáticos extremos marcam um ano da enchente
O auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) recebeu dezenas de pessoas na manhã desta quarta-feira, 7, para debater adaptação climática e proteção do território contra novos eventos climáticos extremos. O evento faz parte de um conjunto de ações promovidas pela prefeitura para lembrar o primeiro ano da enchente histórica.
Entre os dias 2 e 10 de maio, a Semana da Superação e da Solidariedade apresenta ações de memória, homenagens, debates sobre prevenção e prestação de contas referentes à reconstrução da cidade.
“É importante marcarmos esta data para que, a cada ano, possamos refletir sobre o caminho que estamos construindo. Todos nós, porto-alegrenses, fomos impactados pela enchente de maio de 2024, mas a força e a solidariedade da nossa gente impediram que a cidade sucumbisse diante de um dos momentos mais difíceis da sua história. É dessa memória coletiva que tiramos energia para seguir em frente, com o compromisso de construir uma Porto Alegre mais preparada, mais justa e melhor para todos. Mais do que o que ficou para trás, importa aquilo que nos impulsiona a seguir adiante”, Prefeito Sebastião Melo.
Na mesma linha, o titular da Smamus, Germano Bremm, destacou a importância do momento de palestras para aprendermos e tornarmos nossa cidade mais forte e resiliente. "Com o episódio da enchente, montamos esta estrutura do Centro de Contingência e Monitoramento, que nos deixa preparados para um futuro novo evento climático extremo. É emblemático termos estas palestras neste local, tratando do passado, do presente e do futuro de nossa cidade'', disse.
Os encontros buscam projetar o futuro da cidade, mais resiliente, mais forte e mais consciente da sua relação com o meio ambiente, e ocorrem até esta quinta-feira, 8. Em pauta, Sistemas de Proteção Contra Enchente, com falas da professora TU Delft Holanda, Patricia Osseweijer; do chefe do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios Porto Alegre (NBSO), Caspar van Rijnbach, e do professor emérito da Ufrgs e diretor de Hidrologia da Rhama Analysis, Carlos Eduardo Morelli Tucci. Também haverá debates sobre Planejamento Urbano e Habitação com o engenheiro do Departamento Municipal da Habitação (Demhab), Rodrigo Montemezzo, e a jornalista, especialista em cidades, colunista da BandNews e do Jornal do Comércio, Bruna Suptitz.
A atividade é voltada a servidores públicos, autoridades e imprensa e terá transmissão ao vivo pelo canal da Smamus no YouTube.
Programação desta quinta-feira, 8
8h30 - Café da manhã de boas-vindas
9h - Abertura
9h20 - Sistemas de proteção contra enchentes
10h40 - Habitação
Leia mais:
Estudo inédito aponta impacto de enchente nas árvores de Porto Alegre
Gabinete da Inovação media debate sobre retomada de Porto Alegre após a enchente
Estudo inédito aponta impacto de enchente nas árvores de Porto Alegre
Conferência RS Mais Forte discute ações de reconstrução e prevenção a desastres no Instituto Caldeira
Prefeito vistoria obras de reforço nos diques da Zona Norte
Concerto da Solidariedade será nesta quinta na Usina do Gasômetro
Navio da Marinha estará aberto à visitação durante a Semana da Superação e da Solidariedade
Comcet abordará resiliência e retomada da cidade no Caldeira em maio
Dmae testa comportas do sistema de proteção contra cheias
Prefeitura promove ciclo de palestras para discutir enfrentamento às enchentes
Sancionada lei que institui o Dia da Superação e da Solidariedade
Prefeito abre Semana da Superação com balanço do programa Porto Alegre Forte
Prefeitura apresenta balanço do Porto Alegre Forte e sanciona lei do Dia da Superação e da Solidariedade
Semana da Superação e da Solidariedade começa nesta sexta
Lissandra Mendonça